A escritora douradense Mazé Torquato Chotil, radicada há 38 anos em , chega em Campo Grande para participar do “chá acadêmico” de maio, da ASL (Academia Sul-Mato-Grossense de Letras), nesta quinta-feira (25).

Com o tema “Literatura Brasileira na França”, a palestrante vai dialogar sobre a visão das publicações de autores brasileiros pelos franceses e o movimento cultural provocado por essa literatura. Em seguida, estará aberto o debate com o público.

Mazé Chotil, que também é presidente da recém-criada UEELP (União Europeia de Escritores de língua portuguesa), na França, está atualmente no Brasil para o lançamento de seu novo livro “Jornal de bordo: Brasil de 2021”.

Antes do Mato Grosso do Sul, a escritora já participou de compromissos em eventos literários na cidade de Flipoços (Minas Gerais), no Festival Parole et Merveilles, no , além da FFLCH-USP (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Aliança Francesa e Casa das Rosas), da de , na capital paulista.

Ao todo, Mazé tem 12 livros publicados, sendo cinco deles em francês. Entre eles, destacam-se “Nascentes vivas para os povos Guarani, Kaiowá e Terena”; “Na rota de traficantes de obras de arte”; “Maria D'Appparecida: negroluminosa voz”; “Lembranças do sítio” e “Lembranças da Vila”.

Mazé, que nasceu em (MS), também é jornalista. Ela reside em Paris desde 1985 e lá se tornou doutora em ciências da informação e da comunicação e pós-doutora.

O “chá acadêmico” também a primeira apresentação do “Música Erudita e suas Fronteiras”, após parceria com a (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). A entrada é gratuita.

Serviço:

Quem quiser participar o evento, deve comparecer na ASL, localizada na Rua 14 de Julho, número 4653, nos altos do São Francisco, a partir das 19h30.