Escritora douradense, radicada na França há 38 anos, chega em Campo Grande para palestra na ASL
Com o tema “Literatura Brasileira na França”, a palestrante vai dialogar sobre a visão das publicações de autores brasileiros pelos franceses e o movimento cultural provocado por essa literatura. Em seguida, estará aberto o debate com o público.
Graziela Rezende –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A escritora douradense Mazé Torquato Chotil, radicada há 38 anos em Paris, chega em Campo Grande para participar do “chá acadêmico” de maio, da ASL (Academia Sul-Mato-Grossense de Letras), nesta quinta-feira (25).
Com o tema “Literatura Brasileira na França”, a palestrante vai dialogar sobre a visão das publicações de autores brasileiros pelos franceses e o movimento cultural provocado por essa literatura. Em seguida, estará aberto o debate com o público.
Mazé Chotil, que também é presidente da recém-criada UEELP (União Europeia de Escritores de língua portuguesa), na França, está atualmente no Brasil para o lançamento de seu novo livro “Jornal de bordo: Brasil de 2021”.
Antes do Mato Grosso do Sul, a escritora já participou de compromissos em eventos literários na cidade de Flipoços (Minas Gerais), no Festival Parole et Merveilles, no Rio de Janeiro, além da FFLCH-USP (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Aliança Francesa e Casa das Rosas), da Universidade de São Paulo, na capital paulista.
Ao todo, Mazé tem 12 livros publicados, sendo cinco deles em francês. Entre eles, destacam-se “Nascentes vivas para os povos Guarani, Kaiowá e Terena”; “Na rota de traficantes de obras de arte”; “Maria D’Appparecida: negroluminosa voz”; “Lembranças do sítio” e “Lembranças da Vila”.
Mazé, que nasceu em Glória de Dourados (MS), também é jornalista. Ela reside em Paris desde 1985 e lá se tornou doutora em ciências da informação e da comunicação e pós-doutora.
O “chá acadêmico” também a primeira apresentação do “Música Erudita e suas Fronteiras”, após parceria com a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). A entrada é gratuita.
Serviço:
Quem quiser participar o evento, deve comparecer na ASL, localizada na Rua 14 de Julho, número 4653, nos altos do São Francisco, a partir das 19h30.
Notícias mais lidas agora
- Adolescente tinha salário roubado pela mãe e diz ter usado cocaína pela 1ª vez para cometer o crime
- MAPA: Confira onde ficam os radares que mais multam em Campo Grande
- VÍDEO: câmera flagrou acidente que deixou motociclista gravemente ferido no São Jorge da Lagoa
- Preso com 52 quilos de cocaína em Campo Grande é executado a tiros na fronteira
Últimas Notícias
Dois são presos em flagrante por incêndio em vegetação no Nova Lima
Equipe da Polícia Militar foi acionada para averiguar denúncia do incêndio
STJD define data de julgamento do pedido de Corinthians e Vasco da semifinal da Copa do Brasil
Outros sete casos também serão julgados neste dia
TRE-MS lembra que partidos já podem fazer entrega da prestação de contas
Entrega das mídias pode ser feita de maneira online
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.