‘Envergonhou a medicina’: Novela da Globo em MS é detonada por médicos e pode ser denunciada
Na trama, médico de Campo Grande foi chamado para atender protagonista acidentado, mas conduta e representação da medicina causaram indignação em quem assistia
João Ramos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com o acidente que culminou na morte de Daniel (Johnny Massaro), um dos protagonistas da novela “Terra e Paixão”, um “médico de Campo Grande” foi chamado às pressas na trama para atender a ocorrência envolvendo o personagem. No entanto, a abordagem do profissional no folhetim causou revolta em alguns médicos da classe, que estão acusando a obra de desrespeitar a medicina.
A situação pode render à TV Globo denúncias dos Conselhos Regionais e Federais de Medicina, como já ocorreu em outras novelas de Walcyr Carrasco, escritor que assina “Terra e Paixão”.
Tudo começou quando Caio (Cauã Reymond) revelou para toda a família os segredos de Irene (Glória Pires). O mocinho expos o passado da megera como prostituta e ainda contou para todos que Daniel não é filho de Antônio (Tony Ramos), mas sim de Ademir (Charles Fricks).
Transtornado ao saber do passado da mãe e de sua verdadeira paternidade, o personagem de Johnny Massaro pegou a caminhonete e saiu em disparada por uma rodovia, em cenas que inclusive tiveram trechos gravados em Mato Grosso do Sul. No caminho, se acidentou e capotou com o veículo, sendo levado em seguida para uma unidade hospitalar da fictícia cidade de Nova Primavera, ambientada em Mato Grosso do Sul.
Médico campo-grandense?
Imediatamente, ao dar entrada no hospital, a equipe médica da trama avaliou que seria necessário chamar um médico da Capital, Campo Grande, para operar o paciente que ficou com vários coágulos na cabeça em decorrência do capotamento.
Algumas cenas depois, o tal médico campo-grandense entrou em cena e conduziu a cirurgia. Na cena final do capítulo da última quinta-feira (6), Daniel foi levado da sala de operação para um quarto de UTI, logo após ter o cérebro aberto e operado, e também diagnosticado com severo traumatismo craniano. O médico de Campo Grande então liberou a mãe Irene para ver o filho de perto e avisou a todos que era melhor se prepararem, pois os coágulos estavam em uma região da cabeça “impossível de ser operada”.
Em seguida, Irene entrou no quarto e o filho, segundos após sair da sala de cirurgia, abriu os olhos e se despediu da mãe. Os batimentos cardíacos cessaram e os médicos, inertes, decretaram a morte do personagem, sem qualquer tentativa de reanimação.
Assista:
Denúncias e reclamações
A conduta, mesmo que fictícia, dos profissionais da novela, causou revolta à classe da medicina e foi acusada de “acabar com a imagem da medicina sul-mato-grossense”, já que além da novela se passar em Mato Grosso do Sul, a situação ficou ainda mais evidente quando um “médico de Campo Grande” foi chamado e atendeu o personagem.
Nas redes sociais, a repercussão da morte do protagonista foi a pior possível. Pouca gente teve coragem de passar pano para a cena considerada “grotesca e vergonhosa”. Vários médicos, inclusive, discorreram sobre o trecho indignados com a representação, afirmando que se sentiram desrespeitados.
“A Globo precisa de uma assessoria médica. Médicos renomados com estetoscópio bic; o outro com luva estéril segurando tubo orotraqueal. O guri sai do CC, vai para UTI extubado. Declara óbito sem nem uma tentativa de RCP. Negligência médica! Por favor, me contratem da próxima vez”, disparou o médico Ítalo Cássio nas redes sociais.
Outro comentário opina dizendo que “Os limites da medicina foram totalmente desrespeitados nessa cena”. “E o Nobel de medicina vai pro médico de Terra e Paixão que fez o paciente Daniel, com um coágulo cerebral, pós cirúrgico, acordar mais rápido que a votação da Reforma Tributária. Pior é a constatação da morte. Já foi melhor, TV Globo”, declarou a biomédica Lauziene Andrade.
“Daqui a pouco o Conselho Federal de Medicina vai acionar a emissora, porque essa novela envergonhou a medicina”, avisou mais um. Confira mais da repercussão:
Já aconteceu
Não é a primeira vez que uma novela das nove enfrenta problemas com profissionais da saúde. “O Outro Lado do Paraíso” (2017) e “Amor à Vida” (2013), também novelas de Walcyr Carrasco, mesmo autor de “Terra e Paixão”, chegaram a sofrer diversas denúncias por parte dos conselhos de Psicologia e Enfermagem, respectivamente, pelas abordagens dos profissionais na trama.
Por enquanto, nem o Conselho Regional e nem o Conselho Federal de Medicina se pronunciaram sobre as condutas médicas representadas em “Terra e Paixão”, mas com vários profissionais afirmando que encaminharão uma denúncia, o mesmo pode acontecer em breve.
Veja mais comentários:
Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Após nota de repúdio do CRO-MS, dentista pede liberação na Justiça para fazer procedimentos proibidos
Caso veio à tona na quinta-feira (12) após uma das vítimas registrar boletim de ocorrência contra ela
CNJ adia decisão sobre desembargador de MS investigado por dar ‘brecha’ para fuga de chefão do PCC
Desembargador é citado em operação contra venda de sentenças
Levantamento da Conab revela aumento de 35,3% na produção de grãos em MS
Enquanto área plantada cresceu apenas 3% em relação à safra anterior, a produtividade teve incremento de 31,2% e a produção de 35,3%
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.