A noite foi de comemorações e, em dose dupla. O Midiamax ganhou o primeiro e terceiro lugar, na categoria webjornalismo, do 2º prêmio do SRCG (Sindicato Rural de , e Corguinho).

As reportagens especiais foram publicadas no mês de maio e contam tanto a história das selarias, desde a década de 50 até os dias de hoje, além dos trabalhadores rurais que acordam com o raiar do sol e transformam sonhos em oportunidade no agronegócio.

A reportagem premiada em primeiro lugar é intitulada “O casco do boi que veio crescendo e trouxe oportunidades para seleiros em Campo Grande”, da jornalista Graziela Rezende, que conquista o 11º prêmio da carreira. Neste caso, a história das selarias é contada desde década de 50. De lá para cá, outras lojas do ramo foram fundadas e deram sustento para famílias, deixando herança e muito orgulho aos filhos de seleiros.

“Fiz uma imersão neste assunto e consegui entender um pouco mais sobre as selarias, que trouxeram dignidade a centenas de famílias, em Campo Grande. É algo que é repassado de pai para filho em muitos casos e hoje muitas lojas já estão na segunda ou terceira geração de seleiros, assim como a clientela. Pude entender como inervar o couro, as particularidades dos peões ao frequentar as selarias e também conversei com o único seleiro ainda vivo, da primeira leva que começou lá da década de 50. Estou muito feliz com mais esta conquista”

Já a reportagem premiada em terceiro lugar é da jornalista Priscilla Peres, que conta a história de Rose Cler Duarte Fernandes e os desafios do trabalhador rural. Na produção, a repórter detalha as múltiplas opções e oportunidades exploradas pela proprietária de uma agroindústria.

Priscilla destaca a importância do reconhecimento. “Agradeço ao Midiamax pela oportunidade e a liberdade de escrever e ao Sindicato pelo reconhecimento ao jornalismo, tão importante atualmente”.

O que é o Interagro?

As avaliações passaram pelo crivo de repórteres do Globo Rural, Revista Valor Econômico e o site Notícias Agrícolas.

Para quem quiser conhecer mais, segue o link das duas reportagens: