De MS, cozinheira de 86 anos faz prato no Masterchef e deixa jurados sem palavras
Aos 86 anos de idade, dona Ida Saliba é a sul-mato-grossense que está participando da atual temporada do “MasterChef”, reality culinário de sucesso da Band
João Ramos –
Representante de Mato Grosso do Sul na temporada da melhor idade do “MasterChef”, dona Ida Quelho Saliba foi o grande destaque do segundo episódio da nova edição do reality show culinário da Band. O “MasterChef +” estreou no final de novembro com 12 participantes, todos acima dos 60 anos de idade. São dois eliminados em cada episódio e, desta vez, a idosa sul-mato-grossense passou longe da porta de saída da competição.
Natural de Aquidauana (MS), Ida tem 86 anos e já conquistou a torcida de Mato Grosso do Sul. No último programa, ela venceu a prova de eliminação com seu escondidinho que conquistou os exigentes jurados.
Na dinâmica, os cozinheiros tiveram que usar a criatividade para surpreender os jurados com um prato muito conhecido: escondidinho. Mas o desafio não foi tão fácil assim e a receita deveria ser feita com um tubérculo e uma proteína, que foram sorteados antes da prova começar.
Para sorte dos chefs jurados Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça, todos os pratos estavam bons. O destaque da noite foi o escondidinho da Ida, feito com mandioquinha, também chamada de batata-baroa, e carne moída. “Uma explosão de sabor”, definiu a chef de cozinha Helena Rizzo. Para ela, o escondidinho estava muito bem temperado.
Avaliação de Ida
Apesar da boa avaliação e da classificação para o próximo episódio, no “MasterChef”, nem tudo são flores. Logo após finalizar seu escondidinho, Ida teve o preparo experimentado por Erick Jacquin. “Fiz com muito carinho pra você”, disse ela quando o chef chegou para provar seu prato. “Não precisa fazer marketing pra você”, rebateu ele, cortando a participante.
Depois que todos os pratos foram avaliados, chegou a hora da decisão. Helena Rizzo foi a responsável por comunicar que a aquidauanense venceu a etapa.
“Ida, o teu escondidinho ficou super bem temperadinho. Bem de casa, comida gostosa. Purê de mandioquinha textura perfeita, sem estar pesado. A carne bem suculenta, temperadinha, muito saboroso. Uma explosão de sabores o teu escondidinho. A gente sempre escolhe o melhor e, pra nós, o escondidinho campeão hoje foi… o seu, Ida. Clássico!”, elogiou a chef.
Assista:
Confira a receita do escondidinho de Ida no final desta matéria.
Ida, a aquidauanense no “MasterChef+”
Os sul-mato-grossenses adoraram saber quem uma cozinheira “da terra” está representando o Estado. Natural de Aquidauana (MS), Ida foi selecionada entre 20 concorrentes de todo o Brasil. Com seu carisma, prometeu conquistar o paladar dos jurados e ganhar o coração da audiência. E realmente tem feito isso.
A idosa de 86 anos é advogada aposentada. Ela conta que faz academia diariamente e trabalha todos os dias em seu ateliê de patchwork. Naturalmente comunicativa e carismática, Ida tem sua culinária super aprovada pelos cinco filhos, mas, a prioridade no MasterChef é ganhar e se divertir.
“Meu nome é Ida Saliba, eu tenho 86 anos. Sou advogada de formação, mas hoje tenho um ateliê de artes. Lá nós ensinamos patchwork, costura criativa, bordado, crochê, tricô, cartonagem. Então é um lugar para você ser feliz”, disse a advogada em sua apresentação no programa.
Ela também revelou o que pretende fazer com o prêmio de MasterChef caso vença a competição. “Eu imagino que, nossa, acho que vou ter um infarto se eu ganhar esse prêmio de tão maravilhoso e de tanta ansiedade, de tanta graça que eu vou receber. Mas é que tem muita gente boa concorrendo a esse prêmio, mas muita gente boa mesmo. Vou dar um up na minha confecção, porque eu tenho uma confecção de dolmãs e aventais então acho que vai ser muito bom pra mim”, declarou.
Receita do escondidinho da sul-mato-grossense que agradou jurados do MasterChef
Ingredientes
Recheio
- 500 grama(s) de carne moída
- 1/2 unidade(s) de cebola picada
- 1 lata(s) de tomate pelado
- 3 colher(es) de sopa de passata de tomate rústica
- 3 unidade(s) de cogumelos picados
- 2 colher(es) de sopa de azeite
- salsinha a gosto
- pimenta-do-reino a gosto
- sal a gosto
Purê
- noz-moscada a gosto
- pimenta-do-reino a gosto
- sal a gosto
- 500 grama(s) de batata-baroa
- 1 xícara(s) de chá de leite
- 1 colher(es) de sopa bem cheias de manteiga
- 1/2 xícara(s) de chá de creme de leite
Modo de preparo
- Em uma panela, frite a cebola e, em seguida, acrescente a carne moída.
- Coloque o tomate pelado, a passata e os cogumelos. Adicione o sal e a pimenta-do-reino.
- Descasque e cozinhe as batatas-baroa. Depois de cozidas, amasse as batatas e coloque o leite, o creme de leite, a noz-moscada, o sal e a pimenta-do-reino. Cozinhe mais um pouco para o purê apurar.
- Em uma assadeira, coloque a carne moída no fundo e, por cima, o purê. Acrescente mais uma camada de carne moída e cubra com mais purê.
- Finalize com queijo ralado e leve ao forno para gratinar por 10 minutos.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.