O noveleiro assíduo que não se importa com os lugares de origem das histórias e acompanha qualquer bom folhetim, seja ele de onde for, notou semelhanças muito específicas de “Terra e Paixão”, nova novela das nove da TV gravada em MS, com algumas novelas mexicanas e outras obras do autor que assina a trama, Walcyr Carrasco.

A assimilação aconteceu logo que a emissora lançou o primeiro trailer de “Terra e Paixão”, na noite desta terça-feira (11), após a massiva divulgação da propaganda ao longo do dia na programação.

Anunciada como uma superprodução, a novela escrita por Walcyr Carrasco tem Mato Grosso do Sul como cenário. Em fevereiro deste ano, a equipe da Globo esteve nas regiões de e gravando as sequências que foram exibidas na chamada, e que fizeram muita gente ficar arrepiada com as primeiras imagens.

Assista ao trailer de “Terra e Paixão”:

“Terra e Paixão” é alvo de acusações e comparações

Em contrapartida, de imediato, foi possível notar que a história será uma espécie de “mistureba” de várias outras novelas do dramaturgo, contando especialmente com elementos presentes em “Chocolate com Pimenta”, escrita por Walcyr em 2003 e reprisada atualmente pela própria nas tardes do canal.

A nova trama terá o mesmo ponto de partida que a comédia das 18 horas dos anos 2000: a protagonista perdendo terras para grileiros. No primeiro capítulo de “Chocolate com Pimenta”, Ana Francisca (Mariana Ximenes) tem sua casa invadida e matam seu pai para ficar com a propriedade. Ela então foge de uma e chega à fictícia cidade de Ventura para morar com familiares.

No novo município, é humilhada por muita gente e promete se vingar, no topo de uma montanha, pegando um punhado de terra e fazendo um juramento. Memorável, a sequência ganhou uma “homenagem” e foi reproduzida por Walcyr Carrasco em outra novela de sua autoria, “O Outro Lado do Paraíso” (2017).

Em “Terra e Paixão”, a protagonista Aline (Bárbara Reis) também terá a casa invadida por grileiros e matarão seu marido, deixando a mesma vulnerável. Em seguida, atearão fogo na residência da mocinha, da mesma forma como aconteceu em “Chocolate com Pimenta”, em cenas quase idênticas. A sequência do punhado de terra também marcará presença. (De novo?).

https://twitter.com/robinhogomes/status/1518054023500292096

Mais detalhes e novelas mexicanas

“Terra e Paixão” também está sendo comparada justamente à “O Outro Lado do Paraíso”, que, na época, chegou a ser acusada de plagiar certas novelas mexicanas e também de ser um remake disfarçado de “Chocolate com Pimenta”.

Como se não bastasse, a história da próxima novela das nove gravada em Mato Grosso do Sul passa pela mesma situação, pois já está sendo relacionada a outros dramalhões mexicanos de sucesso da Televisa. Um deles, é “La Desalmada”, de 2021, exibida pelo SBT em 2022.

Em “La Desalmada”, a protagonista tem sua casa invadida na noite de núpcias e vê o marido ser brutalmente assassinado. Fernanda (Livia Brito), também é vítima do fazendeiro mais poderoso da região, Otávio (Eduardo Santamarina), tal qual Aline de “Terra e Paixão” com o produtor Antônio La Selva, vivido por Tony Ramos.

Assim que viram as primeiras imagens do novo folhetim global, internautas logo associaram “Terra e Paixão” à “Desalmada” do México.

https://twitter.com/tonnsenna/status/1646104160637427712

Terra e Paixão vai refazer cena de Marimar?

Além disso, circula nas redes sociais a informação de que “Terra e Paixão” reproduzirá uma cena eternizada pela novela mexicana “Marimar” (1994), estrelada por Thalia e sucesso no Brasil pelas diversas reprises no SBT. A emissora ainda não confirmou, mas especulações dão conta que a vilã de “Terra e Paixão”, Irene (Glória Pires), fará Aline (Bárbara Reis) tirar dinheiro da lama com os dentes.

“Marimar” é justamente um clássico por conta desse acontecimento, quando a vilã (Chantal Andere) faz a mocinha enfiar a boca na lama para pegar uma pulseira. Na reta final, Marimar se vinga e obriga Angélica a tirar promissórias de uma poça de barro com os dentes para perdoar uma dívida.

Se isso realmente acontecer em “Terra e Paixão”, não seria a primeira vez que Carrasco acrescentaria em seus folhetins alguns marcos da dramaturgia latina. Em 2013, por exemplo, na reta final de “Amor à Vida”, o protagonista Cezar (Antônio Fagundes) ficou cego enquanto era ludibriado pela vilã Aline (Vanessa Giácomo).

Na mesma época, o SBT exibia a mexicana “Cuidado Com o Anjo”, de 2008, estrelada por Maite Perroni. A mocinha Malu passou inúmeros capítulos vivendo a situação da cegueira prejudicada pela malvada Ana Julia (Michelle Vieth) e, pouco mais de um mês depois, “Amor à Vida” começou a exibir cenas muito semelhantes. Noveleiros identificaram e apontaram uma certa “inspiração” de Carrasco.

Nova queridinha?

O fato é que a TV Globo apresentou belíssimas imagens de “Terra e Paixão” nesta terça-feira (11) e os brasileiros já ficaram ouriçados para acompanhar o que promete ser um novelão. Contudo, a trama já sofre com acusações de plágio antes mesmo de estrear.

Esse tipo de queixa, no entanto, não representa nenhuma novidade para Walcyr Carrasco. Isso porque ele já sofreu diversos processos de outros autores que alegavam que o renomado escritor copiou suas histórias, como em “Alma Gêmea” (2005) e a mais recente “A Dona do Pedaço” (2019).

“Terra e Paixão” estreia no dia 8 de maio, no lugar de “Travessia”, no horário nobre da TV Globo. E, assim como o remake de “Pantanal” em 2022, a nova novela levará Mato Grosso do Sul diariamente para as casas dos brasileiros. Por isso, os sul-mato-grossenses expressam a maior expectativa e empolgação para assistir a trama, independente da semelhança com outros folhetins.

Dois meses antes da novela ir ao ar, o canal começou uma intensa divulgação em um “esquema antifracasso”, na intenção de repetir em “Terra e Paixão” o êxito de “Pantanal”. Entenda e confira mais detalhes clicando no texto abaixo.

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok