Privilegiada? Com tratamento diferenciado na , a nova novela das nove “Terra e Paixão”, gravada em Mato Grosso do Sul, promete ser um fenômeno. Isso porque a emissora tem escancarado a intenção e as estratégias para fazer o folhetim de Walcyr Carrasco ser a “nova Pantanal”, em um verdadeiro esquema montado nas últimas semanas.

Como? A começar pela massiva e intensa divulgação, da qual só “Pantanal” teve a oportunidade de receber nesta década. “Terra e Paixão” começou a ser promovida com imagens oficiais dois meses antes da estreia, o que é incomum para a emissora e só acontece em casos isolados, escolhidos a dedo.

Além disso, mais de um mês antes do primeiro capítulo ir ao ar, a vênus platinada passou a divulgar os personagens da novela “Terra e Paixão” em todas as plataformas e redes sociais, com artes e montagens preparadas especialmente para fisgar o interesse do internauta, apresentando os perfis dos mesmos e tentando promover alguma espécie de identificação.

Veja um exemplo e outros ao longo deste texto:

Novela Terra e Paixão tem que bombar! Vídeos de elenco convidando público para assistir propaganda são nova estratégia

Agora, a nova da vez foi colocar o elenco para avisar todo mundo, tanto na programação, quanto nas redes sociais, que a primeira chamada da novela será exibida logo mais, durante o primeiro intervalo de “Travessia”, nesta terça-feira (11).

Dessa forma, sem medir esforços, a TV Globo acabou expondo o esquema antifracasso montado para tornar “Terra e Paixão” um fenômeno, tal qual o remake de “Pantanal”, que arrebatou o Brasil em 2022. Curiosamente, as duas tramas são ambientadas em Mato Grosso do Sul, Estado que se tornou a principal aposta para a ficção do canal nos últimos anos.

Confira dois dos vídeos que estão entrando na programação, com os avisos dos atores envolvidos no folhetim:

Precisa disso?

Vale lembrar que “Terra e Paixão” já se livrou da árdua missão de tirar o horário nobre da lama porque “Travessia” saiu do fundo do poço e tem registrado bons índices de audiência. Assim, deve entregar a faixa em alta para a substituta.

Desse modo, tal fato não acompanha as ações promocionais, visto que, geralmente, a TV Globo costuma montar esquemas antifracasso quando um horário está em baixa no Ibope.

Terra e Paixão é novela de estimação?

De tempos em tempos, a emissora costuma escolher alguma novela de estimação para torná-la um fenômeno, promovendo reportagens no “Fantástico”, participação do elenco em todos os programas da casa, chamadas exaustivas, repercussão nas redes sociais e outras estratégias mais.

Além de “Pantanal”, qual outra novela da década ganhou tratamento semelhante? Nenhuma. Das que estão no ar, os atores raramente comparecem a atrações como “Encontro” e “Caldeirão com Mion” e nenhuma tem matéria no “Fantástico” todo domingo. Em contrapartida, “Pantanal” não saía do ar nesses programas. Até “Todas as Flores”, do Globoplay, tem sido mais promovida que “Amor Perfeito” (das 18h), “Vai na Fé” (19h) e “Travessia” (21h).

Assim, pouco mais de 30 dias para o início de “Terra e Paixão”, o bombardeio de divulgações tem chamado a atenção. Isso porque colocar os atores para divulgarem (na programação) que a emissora vai exibir a primeira chamada da novela é uma estratégia inédita e surpreendente para os atuais “padrões Globo”. Veja:

Vergonhoso ou maravilhoso? As reações à divulgação de Terra e Paixão

Para entusiastas de TV, o recurso soa até apelativo e desesperado, além de vergonhoso. “Sem necessidade disso tudo”, disparam alguns nas redes sociais. Já os ansiosos ou telespectadores comuns, ficam ainda mais ouriçados e interessados, com vontade de ver a novela, atendendo justamente ao intuito do canal. “A expectativa da estreia só cresce e a ansiedade nem se fala”, escreveu uma internauta em um dos vídeos divulgados.

Vale ressaltar que o início da promoção de “Pantanal” se deu quase dois anos antes de sua estreia. No caso de “Terra e Paixão”, apesar do tempo menor, a divulgação tem sido menos homeopática e mais incisiva e repetitiva para tentar repetir o sucesso do remake. Será que vai dar bom?

Marketing é tudo… mas, por que só com algumas novelas?

Conhecedora do bom marketing, a Globo sabe como promover um produto e torná-lo um sucesso inquestionável. A dúvida que fica é: por que só com algumas e não com todas? Por que “Vai Na Fé”, das 19 horas, com tanto potencial popular, não recebe metade dessa promoção? Bem como “Amor Perfeito”, das 18h. Isso sem falar em “Travessia”, que quando estreou ocupando o lugar de “Pantanal” não recebeu um terço do tratamento de “Terra e Paixão”.

É certo que a faixa das 21 horas é a mais rentável para a emissora, mas todas também poderiam trazer bons retornos, dependendo justamente da resposta da divulgação. Por enquanto, a promoção especial se restringe aos produtos do horário nobre e os demais que lutem para conseguir audiência sozinhos, por conta própria, seja pela qualidade ou por conseguir o feito de dialogar com o público. Mas… isso até quando?

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok