O MIS (Museu da Imagem e do Som) renova a parceria com o coletivo de cinema A Boca e recebe o cineclube “Andarilhos de Tóquio”. São ao todo cinco sessões, todos com filmes ambientados e produzidos na capital japonesa. As apresentações ocorrem dos dias 14 de setembro a 9 de novembro de 2023.

Para quem gosta de de máfia até os de efeitos especiais, com “monstros gigantes”, terá dos Yakuza Eiga até os Tokusatsu. Os realizadores são Akira Kurosawa e Hideaki Ano, e muitos estilos.

Conforme o MIS, “Andarilhos de Tóquio” se propõe a olhar tanto para a poética das obras quanto para as tramas em si e, desse modo, proporcionar uma compreensão da cultura do oriente através do olhar maneirista de seus realizadores.

Os encontros ocorrem quinzenalmente, às quintas-feiras, às 19h. Em seguida, o MIS se tornará palco privilegiado de debates que, a partir da exibição das obras, tocarão temas como os contextos históricos da produção dos filmes e as trajetórias dos diretores contemplados.

O público também é convidado a participar das conversas e a conhecer mais sobre a história do cinema japonês através do compartilhamento de impressões sobre os filmes após o das exibições.

Lista de filmes:

14/9: Tokyo Drifter (1966), de Seijun Suzuki

28/9: Shin Godzilla (2016), de Hideaki Anno

13/10: Cão danado (1949), de Akira Kurosawa

26/10: O funeral das rosas (1969), de Toshio Matsumoto

09/11: Akira (1988), de Katsuhiro Otomo

Coletivo A Boca filmes

O coletivo A Boca filmes é formado por ex-estudantes do curso de graduação em Audiovisual da UFMS.

Desde a sua criação, em 2022, vem produzindo diversos eventos culturais na cidade de e está, ininterruptamente, com ciclos de cineclubes temáticos e projetos de ensino sendo realizados pela capital. Esta já é a sua terceira parceria com o MIS.