Campo Grande será a capital brasileira da literatura nos dias 19 e 20 de outubro, com a realização do Congresso Brasileiro das Academias Estaduais de Letras 2023. Com organização da ASL (Academia Sul-Mato-Grossense de Letras), o evento reunirá cerca de 20 Academias Federativas e terá participação da ABL (Academia Brasileira de Letras).

Entre os temas a serem abordados nos dois dias de evento estão a importância das academias estaduais de letras para o incentivo às atividades da educação, leitura e atividades literoculturais na totalidade; bem como suas inter-relações e aproximação com a ABL.

A abertura do evento, no Bioparque, será às 9h do dia 19. Após, todas as atividades serão no auditório da ASL, em sua moderna sede na , 4653, nos Altos do São Francisco.

Segundo Henrique de Medeiros, presidente da ASL, “a realização de um encontro para maior integração nacional das Academias Estaduais de Letras é muito importante para a do país e vem sendo aguardada pelos acadêmicos há um certo tempo”. Ele destaca o apoio da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania) e da FCMS (Fundação de Cultura de MS).

20 Estados e DF confirmados

Segundo a ASL, cerca de vinte Estados e o já confirmaram presença no Congresso, assim como imortais da ABL. Segundo a organização, o intercâmbio permitirá uma ampla reflexão sobre possibilidades da difusão da Literatura no país.

Mesas-redondas discutirão literatura e haverá reuniões e trabalhos internos entre as Academias. A programação do evento se estenderá pelas manhãs e tardes dos dias 19 e 20, e terão entre seus temas de discussão, além das pautas voltadas às inter-relações das oficiais Academias Estaduais de Letras, o diálogo da literatura entre os Estados brasileiros, a literatura como suporte das manifestações culturais entre os Estados, a contextualização da atual fragmentação caótica de textos na internet e os saltos e quedas da Literatura em função da tecnologia e IA.

(Com informações da assessoria)

Saiba Mais