Para auxiliar na arrecadação de recursos, músicos da cidade se reúnem neste sábado (30) com show solidário no Teatro Municipal de , às 20 horas. Vários nomes da cena artística de Dourados já confirmaram presença no ‘Tributo a Emmanuel Marinho'.

Quem participar do show em homenagem a Emmanuel poderá apreciar nomes importantes do cenário musical douradense como ‘Terra Seca', ‘Soulra', ‘Dagata', ‘Simão', ‘Gandhy e Igor Além', Giani Torres, ‘Bro MC'S', ‘Fernanda Ebling', ‘Kaio Ramos', ‘Laerte Tetila', Glicelma Chacarosqui & Odair Vilela.

 “Esse show surgiu a partir de uma comissão de artistas, produtores culturais e escritores de Dourados que se reuniu com o pensamento de fazer alguma coisa pelo Emamanuel”, explica o músico Fernando Dagata.

Ele explica que no sábado à tarde o espaço já estará liberado para uma feira de literatura e também com venda de quadros que foram doados para ajudar na campanha solidária. “A arte é solidária e tem que estar caminhando junto com as pessoas”, relata Dagata.

“O Emmanuel é um grande artista nosso. Um dos mais prestigiados do que consegue transitar com facilidade no universo da música, das artes cênicas. de livros infantis e adultos. É uma grande referência nossa pelo respeito que conseguiu lá fora e aqui em MS”, pondera o músico.

Além do ‘Tributo a Emmanuel Marinho', os amigos do poeta seguem com a campanha de PIX Solidário. Qualquer doação pode ser feita por meio da chave 053.630.198-09.

Com sessões frequentes para tentar curar um câncer que surgiu no final de 2022, Emmanuel Marinho, poeta, escritor e multiartista sul-mato-grossense, segue precisando de ajuda para custear as despesas de tratamento.

Emmanuel também precisa arcar com os custos dos tratamentos e cuidados com sua mãe. Isso porque ela também faz tratamento contra um câncer desde 2021 e necessita de acompanhamento domiciliar 24h por dia.

‘Obra em segredo'

No ano passado a reportagem do Jornal Midiamax acompanhou o lançamento do último livro do poeta, uma obra mantida em segredo por 30 anos Com o ‘Poema Secreto de S.J', o consagrado escritor e artista douradense Emmanuel Marinho, presenteou os leitores com uma homenagem vigorosa e atual de São João, personagem da Bíblia Sagrada.

Com direito à sessão de autógrafos, o poeta abriu o Bazar da Poesia, um local construído por ele no anexo da sua casa, na rua Major Capilé, esquina com a rua Mato Grosso, a partir das 18 horas. A nova produção de Marinho foi concebida com financiamento da prefeitura de Dourados por meio do FIP (Fundo de Investimentos à Produção Artística e Cultural).

“A transcendentalidade da obra cintila na superfície da língua das citações em latim, nas alusões bíblicas, na presença de outros deuses, no jeito de ver o mundo no primeiro poema, aldeias imaginárias, e no encontro com Deus, no segundo poema. Nesse momento as revelações começam a se descortinar”, conta Rita Limberti, que assina o posfácio do livro.

 “Sou ligado na ciência e ao mesmo tempo na espiritualidade e trago isso dentro de mim, dentro das minhas obras”, diz Emmanuel que durante uma entrevista exclusiva ao Midiamax, adiantou em declamação, versos inéditos de Reza II, que faz parte do livro ‘O Poema Secreto de S.J'. A obra tem ilustrações de Lula Ricardi.

“Deus é bom e o Sol também. Tudo é do Bem. Buda é do Bem. Jesus é Luz, Jeová ainda vem. Shiva, Zeus. Hare Krishna, Alá, Oxumaré, São Francisco, Clara, Iemanjá, Maria e Maomé. Tudo mãe. Tudo é pai”, diz um trecho do poema carregado de simbolismo eclético, mais recente produção literária de Emmanuel.