O icônico personagem da Walt Company, Mickey Mouse finalmente entrará em domínio público em 1º de janeiro de 2024, mesmo após ferrenha campanha da empresa para mudar as leis.

Isso porque no passado, a Disney pressionou agressivamente para mudar as leis de direitos autorais em seu benefício e de outras corporações que detêm direitos autorais próximos de sua data de expiração. 

Agora, no entanto, após 95 anos do lançamento do primeiro curta animado do personagem, a versão original do Mickey finalmente estará livre de direitos autorais.

A primeira aparição de Mickey foi no curta de animação de 1928, ‘Steamboat Willie', que entrará em domínio público no final de 2023, 95 anos após seu lançamento original.

No curta, Mickey se parece mais ou menos como agora, exceto que ele usava um chapéu (já que estava conduzindo um barco a vapor) e tinha menos detalhes do que visto em imagens mais recentes.

Essa versão é que vai cair em domínio público, por enquanto. O curta em si, que pode ser exibido sem pagar direitos autorais. Entretanto, outros redesigns que vieram depois continuam protegidos por registros. Além disso, o nome “Mickey Mouse” continua na Disney porque é uma marca registrada.