O fim de semana chegando e é o ‘point' para quem curte eventos culturais, com exposição, feiras e teatro em bairros. Para quem é religioso, um retiro de três dias, a começar nesta sexta-feira (31), traz um famoso pregador. Veja com mais detalhes:

Sexta e sábado:

Retiro

O Santuário da Abadia promove de sexta (31) até domingo (2) o retiro “Discipulado: uma vida de oração”, ministrado pelo pároco do Santuário, o padre Paulo Vital, além do pregador Astromar Braga. A intenção, segundo Vital, é “trabalhar de forma intensa a espiritualidade das pessoas”.

O encontro será no sítio Divina Misericórdia, com capacidade para cerca de 120 pessoas e localizado na rodovia MS-040, altura do KM-5, zona rural da cidade. Quem quiser mais informações, pode procurar a secretaria do santuário. O valor da inscrição é R$ 100.

Boca de Cena

Foto: Governo do Estado/Divulgação

A semana Boca de Cena, que começou na última segunda-feira (27) e se estende até o sábado (1°), terá peças teatrais gratuitas em todos os cantos da cidade, com 5 a 7 apresentações nos bairros, seja em escolas, universidades, praças e teatros, de grupos da Capital e do interior do Estado, com apoio de companhias de e Rio de Janeiro.

Na sexta, haverá a oficina “A construção de espetáculo solo”, com Vinícius Piedade, na Estação Cultural Teatro do Mundo, Rua Barão de Melgaço, número 177, Centro. Por volta das 9h30, ocorrerá o Lino e o Mito das Terras Encharcadas, com o Grupo de Experimentos e Truques Teatrais de Corumbá. O evento ocorre na Vanderlei Rosa de Oliveira, na Rua Barão do Grajaú, s/n, bairro Novo Maranhão.

Às 10h, na mesma escola, terá apresentação de circo. Já às 14h30, no Teatro Glauce Rocha, ocorrerá o espetáculo “O príncipe poeira e a flor da cor do coração”, da companhia Arte Mestra, do Rio de Janeiro. A classificação é livre. Duas horas depois, na Praça Ari Coelho, haverá o espetáculo Revolução, do Teatral Grupo de Risco, na Rua 14 de Julho.

Durante a noite, a apresentação ocorre na Associação de Moradores de Furnas do Dionísio, com a Pelega e Porca Prenha na Mata do Pequi, às 18h. Meia hora depois, na Praça do Dom Antônio Barbosa, na Rua Anselmo Seligardi c/ Rua Lúcia dos Santos, ocorre o Apoeme-se, da Companhia Apoema. A última apresentação do dia, às 20h, será no Teatro Glauce Rocha, com o espetáculo O príncipe poeira e a flor do coração.

O sábado (1°) começa com o Tradicional Pocket Show Circo Le Chapeau, de classificação livre, no calçadão da Barão. Às 16h haverá apresentação teatral na Associação de Moradores do Distrito de Anhanduí.

Em Campo Grande, por volta das 16h30, ocorrerá o espetáculo Delírios de Nito e outros devaneios – Palhaço Nito – na Praça Ari Coelho. Na Esplanada Ferroviária, às 18h, será a apresentação Miragens do Asfalto, do teatro Imaginário Maracangalha. Para encerrar, às 21h30, haverá a apresentação musical do Projeto Kzulo.

Foto: Projeto Kzulo/Divulgação

'n'roll

Tonho Sem Medo retorna aos palcos, com música inédita, nesta sexta (31). Após quase dois anos longe do público, banda apresenta rock dos anos 70, com novidade no repertório. A apresentação será no Blues Bar, a partir das 20h. A abertura da noite fica por conta da The Rockfeller e a entrada custará R$ 30.

Para os fãs de rock'n'roll terão sucessos de Creedence, ZZ Top, Cream, The Rolling Stones, Lynyrd Skynyrd e Bad Company e canções autorais já conhecidas do público.

Exposição: 50 anos da coleção vaga-lume

A Biblioteca Isaías Paim faz exposição de livros da série da coleção Vaga-Lume, que completa 50 anos em 2023. Conforme o coordenador do local, Aparecido Toledo Melchiades, muitas pessoas olham a capa e sentem nostalgia.

Um deles, por exemplo, é o “O Escaravelho do diabo”. Ao todo, são 93 livros, 71 deles da série Vaga-lume e outros 22 são da Vaga-Lume Júnior.

Veja a lista:

  • A Ilha Perdida (Maria José Dupré) – 1973;
  • Cabra das Rocas (Homero Homem) – 1973;
  • O Escaravelho do Diabo (Lúcia Machado de Almeida) – 1974;
  • O Caso da Borboleta Atíria (Lúcia Machado de Almeida) – 1975;
  • Spharion (Lúcia Machado de Almeida) – 1979;
  • Aventuras de Xisto (Lúcia Machado de Almeida) – 1982;
  • Tonico e Carniça (Francisco de Assis Almeida Brasil e José Rezende Filho) – 1982;
  • Um Cadáver Ouve Rádio (Marcos Rey) – 1983;
  • O Mistério dos Morros (Francisco Marins) – 1985;
  • Açúcar Amargo (Luiz Puntel) – 1986;
  • Meninos sem Pátria (Luiz Puntel) – 1988;
  • A Vida Secreta de Jonas (Luiz Galdino) – 1989;
  • Um Leão em Família (Luiz Puntel) – 1990;
  • A Maldição do Tesouro do Faraó (Sérsi Bardari) – 1991;
  • A Árvore que Dava Dinheiro (Domingos Pellegrini) – 1991;
  • O Jogo do Camaleão (Marçal Aquino) – 1992;
  • A Aldeia Sagrada (Francisco Marins) – 1993;
  • O Primeiro Amor e Outros Perigos (Marçal Aquino) – 1996;
  • O Menino Que Adivinhava (Marcos Rey) – 2000
  • O Pinguim Que Não Veio do Frio (Wagner D'Ávila e Maga D'Ávila) – 2002
  • Crescer é uma Aventura (Rosana Bond) – 2002

A Biblioteca Isaías Paim fica no Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 17h30, e aos sábados das 8h às 14h. O telefone de contato é o 3316-9161.

Festival em Dourados

O primeiro festival audiovisual das culturas indígenas de Dourados ocorre a partir de sábado (1°). As inscrições para participar da etapa seletiva e concorrer a prêmios ocorre de 3 a 5 de abril, tendo como foco estudantes indígenas do Ensino Médio, da Reserva Indígena de Dourados, regularmente matriculados. Três deles serão selecionados e premiados como uma viagem para visitar o Bioparque Pantanal.

Living Lab

Público na 3ª edição. Foto: Expo3DBR

Neste sábado (1°) ocorre o Living Lab – Laboratório vivo de inovação do Sebrae, em Campo Grande, sendo um dos principais eventos de impressão 3D do país, a Expo3DBr.

A iniciativa gratuita acontecerá de forma híbrida, oferecendo uma programação presencial e on-line, transmitida ao vivo pelo canal 3D Geek Show, no Youtube.

É a primeira vez que Mato Grosso do Sul receberá a ação, desenvolvida no estado de São Paulo desde 2016 para intensificar a troca de conhecimentos dentro da área de impressão 3D. Quem for ao local, poderá conhecer protótipos e outros produtos confeccionados a partir de impressoras 3D, como na edição ocorrida em Campinas (SP), em 2019.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas via plataforma Sympla, de forma gratuita. Aqueles que escolherem comparecer de forma presencial, para confirmação de inscrição, devem entregar 1kg de alimento não perecível. O evento ocorre das 10h às 16h, na Rua Brasil, 205, no bairro Monte Castelo.

Programação no Shopping Norte Sul Plaza

O mundo da Lua o Aventura Espacial encerra nesta sexta, na Praça de Eventos do local. Ao mesmo tempo, das 12h às 14h, ocorre a música ao vivo com “Pretah”, no Som do Sesc, na praça de alimentação do shopping. Mais tarde, no mesmo local, das 18h às 20h, ocorre a música ao vivo com “Jacqueline Costa”.

No sábado, a apresentação especial é de “Beca Rodrigues”, das 12h às 14h. Durante a tarde, às 15h e às 16h30, ocorre o “Brincadeiras com Batucando Histórias”, no Espaço Sesc, ao lado da Riachuelo. Ao mesmo tempo, a Sinsalabim apresenta: Encontro Mágico com personagens “Coelho da Alice”, na loja que fica ao lado das Casas Bahia. Na última apresentação ao vivo e gratuita do dia, a atração será “Karla Coronel”, das 18h às 20h.

Gosta de anime?

Quem gosta de anime também poderá participar do Encontro Cosplay Demon Slayer na Cinépolis, às 18h30, no hall do cinema.

Domingo

Contação de histórias

No domingo (2) haverá contação de histórias com a Trupe Guavira, às 15h e às 16h30, no Espaço Sesc, também no shopping. Das 15h às 20h, também tem jogos de tabuleiro, biblioteca e área de lazer.

Feira Gaúcha

Foto: Fenasul/Divulgação

Domingo é um dia bom para ir em uma feira, então, o convite vai para a 16ª edição da Feira Gaúcha FenaSul, que começa nesta sexta-feira (31) e se estende até o próximo domingo (9).

A feira gaúcha mais tradicional do Estado será no Círculo Militar, localizado na Avenida Afonso Pena, número 107, bairro Amambaí. São expositores de diversas áreas, como gastronomia, moda, acessórios e decoração.