A data de 7 de setembro tem um significado ainda maior para os sul-mato-grossenses, visto que, além de celebrar a Independência do Brasil, é também o aniversário da cantora , falecida em 16 de junho deste ano. Hoje, no dia em que a Dama do Rasqueado completaria 86 anos, famílias e fãs deixam mensagens de amor à cantora.

“Hoje 7 de Setembro aniversário da minha estaria completando 86 anos. Saudades eternas, mas feliz por estar junto a Deus. Obrigado mãe por tudo!!!”, ressaltou o filho de Delinha, João Paulo Pompeu.

Em conversa com o MidiaMAIS, o cantor afirmou que, se Delinha estivesse viva, toda a família estaria celebrando seu aniversário com um almoço na sua casa e, provavelmente, fariam uma live para a cantora ficar ‘perto' dos fãs.

Na terça-feira (6), ele também esteve no Teatro Glauce Rocha para receber homenagem da sua mãe com a estreia do projeto ‘Liares', da Semed (Secretaria Municipal de Educação).

Na ocasião, alunos da rede municipal apresentaram emblemáticas canções de Delinha. “Foi muito emocionante. Ela estaria contente por ver o legado dela cantando de gerações em gerações”, afirma João Paulo.

Questionado sobre o que fará nesta data, o filho de Delinha disse que irá ao cemitério fazer orações. É a primeira ida ao local desde o sepultamento da cantora, ocorrido em 16 de junho. No período da noite, participará de novena.

Viu estrela antes de ‘dormir' para sempre

Durante entrevista com a equipe de reportagem, João Paulo disse que Delinha sempre esteve muito ligada à religião e à Nossa Senhora. Momentos antes do seu falecimento, o filho tinha, inclusive, feito várias orações para que a mãe se recuperasse após alta hospitalar, em maio deste ano.

Na madrugada em que a cantora faleceu, algo curioso ocorreu nos seus aposentos. Conforme relatado por João Paulo, Delinha acordou por volta da meia-noite, sentou na cama e olhou para o céu. A cuidadora estava presente no momento quando Delinha avistou uma estrela muito brilhosa.

Ela passou alguns momentos admirando o astro até que, por fim, deitou-se novamente na cama e dormiu. Horas depois, o óbito foi constatado. Emocionado com a história, João Paulo afirma que ela teve o ‘descanso' que sempre sonhou.

“A cuidadora perguntou se ela estava bem, ela [Delinha] disse que sim, dormiu e depois faleceu. Foi de uma maneira tão bonita que não teve sofrimento”, diz o filho.

Memorial de Delinha

Com objetivo de eternizar a memória e carreira de Delinha, João Paulo disse que está planejando criar uma associação em homenagem à mãe. A ideia é transformar sua emblemática casa de madeira em um memorial aberto para visitação. Além disso, será um espaço responsável por fazer ações filantrópicas e de cunho social.

Homenagens de fãs e amigos

Nas redes sociais, amigos, familiares e fãs deixaram mensagens de amor à Delinha nesta quarta-feira (7).

“Muitas saudades já. Nosso aniversário me lembro que nos cumprimentávamos pela data especial logo cedo. Parabéns amiga aí no céu. Te amo eternamente”, disse uma amiga de Delinha.

“Maravilhosa, só nos trouxe alegrias! Sua memória será sempre lembrada”, pontuou outra.

“Tem festa no céu hoje, a sua mãe completaria mais um ano de vida. Onde quer que ela esteja, receberá todos os parabéns de seus amigos e fãs”, comentou outro amigo da família.

Filme ‘A Dama do Rasqueado'

Em homenagem ao nascimento de Delinha, a cineasta Marinete Pinheiro – coordenadora do – disponibilizou o filme ‘A Dama do Rasqueado' nesta quarta-feira (7) gratuitamente para quem deseja conhecer a história da cantora.

Premiando nacionalmente em 2017, “A Dama do Rasqueado” mergulha nas raízes do rasqueado e da própria música de Mato Grosso do Sul com a trajetória da cantora Delinha, considerada a grande dama da música do Estado com o talento e poesia da dupla Délio e Delinha.

Para assistir ao documentário, basta acessar este link.

Falecimento

A cantora Delinha faleceu em 16 de junho de 2022, em pleno feriado de Corpus Christi, em .

Conforme João Paulo Pompeu informou ao Jornal Midiamax na época, Delinha estava respirando com a ajuda de oxigênio desde que deixou o hospital no final do mês de maio.

Aos 85 anos, ela tinha um nódulo no pulmão e se recuperava de uma crise respiratória com atendimentos médicos em casa. A causa oficial da morte ainda não foi informada.


Fale com o MidiaMAIS!

Quer conversar com a gente sobre o universo do entretenimento e cultura? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e Tiktok. Tem uma história legal para compartilhar com a gente? Fale direto com nossos jornalistas do Midiamais.