Mato Grosso estaria vivendo em uma “realidade paralela” onde a novela “Pantanal” se passa lá. A opinião, compartilhada por da obra, é baseada na forma como a imprensa local e os próprios mato-grossenses têm tratado o remake global, ignorando, por muitas vezes, a informação de que a trama é gravada em Mato Grosso do Sul.

O fato do Estado vizinho dividir o bioma pantanal com MS pode justificar o tratamento do folhetim em Mato Grosso, o que faz eles também se sentirem, de certa forma, “donos” da novela – conforme apontado pelos internautas mais reparadores.

Telespectadores assíduos já perceberam e têm se manifestado a respeito desse improvável comportamento. É de conhecimento público que o remake do clássico da extinta Manchete é gravado em Mato Grosso do Sul, assim como ocorreu na versão original, mas sites de MT já chegaram a afirmar que a novela é rodada em “fazendas mato-grossenses próximas à cidade de Lucas do Rio Verde”.

Outro fator já observado pelos entusiastas é que a cobertura local de MT, frequentemente, não menciona MS quando fala do folhetim e trata a trama com tanta proximidade como se ela estivesse acontecendo ali.

Nada disso tem passado despercebido aos olhos dos mais atentos. Confira:

realidade paralela
Repercussão nas – (Fotos: Reprodução/Twitter)

Realidade paralela?

A situação escancarada tem causado revolta nas redes sociais, fazendo comentários que destacam esse possível “universo alternativo” se tornarem cada vez mais frequentes. “O povo de Mato Grosso entrou em uma realidade paralela e acha que a novela Pantanal se passa lá… no Mato Grosso… é cada uma”, observou um internauta.

Outro perfil conta uma “curiosidade” e anuncia: “Esse vídeo foi gravado a menos de 100 km do pantanal de Mato Grosso, onde se passa a novela Pantanal”.

Um rapaz se indignou com uma matéria que lhe causou estranheza. “A reportagem deu a entender que a novela se passa em MT. Sem contar que também deu a entender que o pantanal só faz parte de MT. Pessoal não sabe, mas a maior parte do pantanal está em Mato Grosso do Sul”, disparou ele, revoltado.

Há publicações que já são mais explícitas. “O Brasil todo deve achar que o jeito que falamos aqui no Mato Grosso é que nem na novela Pantanal. Não é nada parecido”, comentou um mato-grossense. “Fui criada no interior do Mato Grosso, minha personalidade é igual da Juma da novela sim”, disse outra.

“Desde que ouvi nessa novela, não saiu da minha cabeça. Aoooow Mato Grosso véi sem porteira”, pontuou um mato-grossense sobre uma de Almir Sater. “Muda é branca? Pelo menos aqui no Mato Grosso tem lugares que tem mais gente branca mesmo”, disparou outra moradora. “Capítulos em dia, cada vez mais apaixonada por essa novela. Saudades do meu Mato Grosso”, escreveu uma terceira. Confira:

realidade paralela
Mato-grossenses tratando se referindo à “Pantanal” como se a novela se passasse em MT – (Fotos: Reprodução/Twitter)

Rivalidade entre MT e MS?

Vivendo há 6 anos em Campo Grande, desde quando se mudou para a Capital de MS para fazer faculdade, a cuiabana Sara Lima, de 26 anos, opina sobre a polêmica e comenta que essas reações podem estar relacionadas a questões de identidade para Mato Grosso.

“Minha mãe que ainda mora lá [em Cuiabá] comentou isso comigo, e eu já vi algumas coisas também, reparei, mas não tem nada de rivalidade, eu acho que é só uma questão de pertencimento”, destaca ela ao MidiaMAIS.

Para a mato-grossense, Mato Grosso se sente parte do pantanal e, por isso, considera a novela da mesma forma que os sul-mato-grossenses. “Eu vi esses dias que os corumbaenses estavam chateados porque a novela não mostra Corumbá, eu acho que o mesmo acontece com Mato Grosso. Poxa, o pantanal também é ali, ali do lado… por que só aqui [MS] é mostrado? Deve ser assim que eles pensam”, acredita.

“E abordar essa obra se referindo somente ao bioma mesmo pode ser uma forma deles pensarem ‘também fazemos parte disso', mas também concordo que é errado minimizar ou ocultar o outro Estado pra deixar implícito ‘o pantanal é aqui e a novela é aqui'”, completa a cuiabana, que diz adorar viver em MS, mas ama MT e guarda seu Estado natal no coração.

Qual a sua opinião sobre essa situação? Mande para o nosso WhatsApp.

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.