Projetor ligado: Ivinhema recebe Festival Varilux 2022 de Cinema Francês

Renomado Festival de Cinema acontece de hoje, dia 24, até 30 de junho no Cinelito, com entrada gratuita.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Festival Varilux de Cinema Francês (imagem: divulgação)

Um dos mais aclamados festivais de cinema do país, o Festival Varilux 2022 de Cinema Francês acontece de 24 à 30 de junho em Ivinhema-MS. Com realização da Fundação Nelito Câmara, o evento acontece em todo o Brasil e exibe as mais recentes e premiadas obras cinematográficas da França. No Mato Grosso do Sul, além de Ivinhema, apenas Campo Grande e Corumbá sediarão a mostra, que tem entrada gratuita.

Segundo o presidente da Fundação Nelito Camara, Ricardo Câmara, o Varilux 2022 é o início de uma importante parceria, que colocará Ivinhema no circuito dessa mostra, que tem visibilidade internacional e acontece anualmente. Câmara afirma também que essa realização só está sendo possível graças ao empenho da Aliança Francesa de Campo Grande.

O Festival terá sua abertura no dia 24, sexta-feira, às 13h no Galpão das Artes da FNC e seguirá com a mostra entre os dias 26 e 30 de junho. Serão exibidos nesse período quatro filmes da nova safra francesa. “King”, “Meu Melhor Amigo”, de David Moreau, que conta a história de um filhote de leão traficado da África. “O Próximo Passo”, de Cédric Klapisch, que retrata uma bailarina clássica, que se machuca após presenciar a traição de seu namorado, é outro destaque do Varilux.

“O Próximo Passo”, de Cédric Klapisch é um dos destaques da mostra (foto: divulgação)

A mostra conta ainda com “O Mundo de Ontem”, de Diastéme, que narra a história de uma presidente da República, que decide se aposentar da política nas vésperas das eleições e Contratempos, de Eric Gravel, que relata a narrativa de uma mãe que luta sozinha para criar seus dois filhos em Paris.

A FNC tem uma longa tradição em Mostras Cinematográficas, sendo a mais importante a do Festival de Cinema do Vale do Ivinhema, que em 2022 teve sua 17ª edição. Os eventos acontecem no Cinelito, que neste ano ganhou nova sede, inserido no Galpão das Artes. A Fundação Nelito Câmara existe em Ivinhema desde 2004, com uma rotina de formação cultural e apresentações artísticas. Ela realiza, também, ações em Campo Grande. Dourados, Douradina e Jardim.

Conteúdos relacionados