Projetor ligado: Ivinhema recebe Festival Varilux 2022 de Cinema Francês

Renomado Festival de Cinema acontece de hoje, dia 24, até 30 de junho no Cinelito, com entrada gratuita.
| 23/06/2022
- 14:10
Projetor ligado: Ivinhema recebe Festival Varilux 2022 de Cinema Francês
Festival Varilux de Cinema Francês (imagem: divulgação)

Um dos mais aclamados festivais de do país, o Festival Varilux 2022 de Cinema Francês acontece de 24 à 30 de junho em Ivinhema-MS. Com realização da Fundação Nelito Câmara, o evento acontece em todo o Brasil e exibe as mais recentes e premiadas obras cinematográficas da França. No Mato Grosso do Sul, além de Ivinhema, apenas Campo Grande e Corumbá sediarão a mostra, que tem entrada gratuita.

Segundo o presidente da Fundação Nelito Camara, Ricardo Câmara, o Varilux 2022 é o início de uma importante parceria, que colocará Ivinhema no circuito dessa mostra, que tem visibilidade internacional e acontece anualmente. Câmara afirma também que essa realização só está sendo possível graças ao empenho da Aliança Francesa de Campo Grande.

O Festival terá sua abertura no dia 24, sexta-feira, às 13h no Galpão das Artes da FNC e seguirá com a mostra entre os dias 26 e 30 de junho. Serão exibidos nesse período quatro filmes da nova safra francesa. "King", "Meu Melhor Amigo", de David Moreau, que conta a história de um filhote de leão traficado da África. "O Próximo Passo", de Cédric Klapisch, que retrata uma bailarina clássica, que se machuca após presenciar a traição de seu namorado, é outro destaque do Varilux.

WhatsApp Image 2022 06 22 at 17.36.40 - Projetor ligado: Ivinhema recebe Festival Varilux 2022 de Cinema Francês
"O Próximo Passo", de Cédric Klapisch é um dos destaques da mostra (foto: divulgação)

A mostra conta ainda com "O Mundo de Ontem", de Diastéme, que narra a história de uma presidente da República, que decide se aposentar da política nas vésperas das eleições e Contratempos, de Eric Gravel, que relata a narrativa de uma mãe que luta sozinha para criar seus dois filhos em Paris.

A FNC tem uma longa tradição em Mostras Cinematográficas, sendo a mais importante a do Festival de Cinema do Vale do Ivinhema, que em 2022 teve sua 17ª edição. Os acontecem no Cinelito, que neste ano ganhou nova sede, inserido no Galpão das Artes. A Fundação Nelito Câmara existe em Ivinhema desde 2004, com uma rotina de formação cultural e apresentações artísticas. Ela realiza, também, ações em Campo Grande. Dourados, Douradina e Jardim.

Veja também

Lucas Guimarães, marido de Carlinhos Maia, se tornou um dos assuntos mais comentados no Twitter,...

Últimas notícias