Projeto ‘Arte no Paço’ exibe pinturas em aquarela feitas com café em Campo Grande

A exposição conta com 10 obras produzidas por Ruan utilizando a matéria-prima que todo brasileiro ama

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Pinturas em Aquarela Ruan Pina Quevedo
Pinturas em Aquarela Ruan Pina Quevedo (Foto: Reprodução/Instagram)

Começa hoje (23) mais uma edição do projeto Arte no Paço. Durante os meses de maio e junho, os visitantes poderão acompanhar a mostra “Recuerdos”, do artista visual campo-grandense Ruan Pina Quevedo.

A exposição conta com 10 obras produzidas por Ruan utilizando a matéria-prima que todo brasileiro ama: em vez das tradicionais tintas de aquarela, entra em cena o café. A escolha da bebida tem uma justificativa.

“Essa técnica que eu adotei é relativamente recente, que eu aprendi em um uma oficina aqui em Campo Grande com a artista aquarelista Ligia Rocha. E tem uma questão simbólica também; com o café eu quis remeter àquela sensação nostálgica de café da manhã com chipa, por exemplo, que faz parte da cultura sul-mato-grossense”, explica o pintor.

Nas obras, existe grande influência dos vizinhos paraguaios, que ajudaram a estabelecer boa parte dos costumes e tradições de nosso estado. As pinturas retratam elementos da cultura de fronteira, como a polca e o nãnduti (tradicional renda em tecido), sem deixar de lado a culinária e a famosa sopa paraguaia ou o coquito com leite.

Para o Arte no Paço, Ruan produziu sete telas de tamanho 21 x 29 cm (A4) e três maiores, de 40 x 30 cm. A mostra ficará disponível até o dia 23 de junho.

O prédio do Paço Municipal está localizado na Avenida Afonso Pena, 3.297, no Centro. A visitação ocorre de segunda a sexta-feira, entre as 8h e 18h, e a entrada é gratuita.

Sobre o artista 

Ruan Quevedo nasceu e cresceu em Campo Grande, tendo seus primeiros contatos com a arte ainda durante a adolescência, na década de 90. Graduou-se bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em 2010, tendo feito especializações também nas áreas de Comunicação e Semiótica e de Arte, Cultura e Educação Regional.

Além de trabalhar com as tradicionais pinturas a óleo, tem experiência também com confecções de trabalhos em murais e como ilustrador. A exposição “Recuerdos” é a oitava mostra que Ruan participa.


Fale com o MidiaMAIS!

Quer conversar com a gente sobre o universo do entretenimento e cultura? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e Tiktok. Tem uma história legal para compartilhar com a gente? Fale direto com nossos jornalistas do Midiamais.

Conteúdos relacionados