Novela Travessia ressuscita termo ‘cringe’, passa vergonha e é acusada de ser ‘cringe’

Termo “cringe” caiu em desuso ainda em 2021, menos de um mês após virar mania e “ninguém aguenta mais” ouvi-lo em “Travessia”

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
cringe travessia
Núcleo polemiza por usar o termo "cringe" na nova novela da Globo – (Fotos: Reprodução/Internet e TV Globo)

Viciada em internet, a personagem Isa, interpretada pela atriz Duda Santos na novela “Travessia”, está irritando os telespectadores. Isso porque a filha de Monteiro (Ailton Graça) e Laís (Indira Nascimento) não para de repetir a palavra “cringe”, especialmente quando tem uma briga com o pai e diz que ele corresponde ao termo.

O problema é que “cringe” bombou em 2021 e caiu em desuso poucos dias após virar mania. Em 2022, segundo os internautas mais antenados, usar a gíria “cringe” se tornou cringe. “A cada 10 palavras da Isa, 6 são ‘cringe’, ninguém aguenta mais”, disparou um telespectador do folhetim nas redes sociais.

A famosa família "cringe" em "Travessia" - (Foto: TV Globo)
A famosa família “cringe” em “Travessia” – (Foto: TV Globo)

Irritados, os adolescentes estão se sentindo mal representados em “Travessia” e não param de se manifestar na internet sobre o uso de expressões como “biscoito”, “biscoiteiro”, “flop”, “crush”, e “cringe”, é claro. Confira algumas reclamações:

https://twitter.com/alephville/status/1583269707963998208
https://twitter.com/amandsgutierrez/status/1583269780328304642
https://twitter.com/yokainui/status/1583427965433483266

— Luis Felipe (@luisfelipe_seuf) October 19, 2022

Travessia antenada ou cringe?

Vale lembrar que a principal proposta de “Travessia”, a nova novela das nove da TV Globo, é abordar o mundo digital e as influências da tecnologia na vida cotidiana. A autora Glória Perez está abordando o impacto das fake news e a família de Isa – a menina que não para de falar “cringe” – sofre de dependência digital.

No entanto, o fato da autora ter colocado a palavra “cringe” no texto da trama não pegou bem, justamente porque o termo deixou de ser usado há mais de um ano. Soou desatualizado e “cringe”, como o próprio significado sugere.

Mas o que é cringe?

Em junho de 2021, uma série de comentários sobre aquilo que a geração Z (nascidos entre 1995 a 2010) odeia na geração Millenial (nascidos entre 1981 a 1995) virou um dos assuntos mais falados nas redes sociais.

Na linguagem dos mais jovens, os comportamentos “cringe” daqueles nascidos décadas antes são bem específicos e estão fazendo as pessoas dessa faixa etária se tornarem as novas “tias do WhatsApp”. 

Mas o que é cringe? A palavra “cringe” é uma gíria da língua inglesa e não tem uma tradução literal. A expressão pode, no entanto, ser classificada como algo parecido com “vergonha alheia”, ou “mico”.

Isa, a garota que não para de falar "cringe" na novela - (Foto: TV Globo/Reprodução)
Isa, a garota que não para de falar “cringe” na novela – (Foto: TV Globo/Reprodução)

Os tuiteiros a utilizavam para descrever atitudes embaraçosas e constrangedoras de outras pessoas. A palavra foi usada nas mais diversas situações na internet, seja para comentar programas de entretenimento ou celebridades, ou até para falar sobre política, mas logo foi esquecida e, ironicamente, tornou-se “cringe” (vergonhosa).

Mais de um ano depois, “Travessia” ressuscitou o termo como se fosse algo atual e a galera da internet não está perdoando. Veja mais da repercussão:

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.