Munido de cachoeiras e uma visão panorâmica do Pantanal Sul-mato-grossense, o Morro do Paxixi é opção gratuita para amantes do turismo de aventura e contemplação em MS, mais precisamente no distrito de Camisão, em . Seja para quem está motorizado, de bicicleta ou a pé, o atrativo natural propicia uma vivência única da natureza, garantindo uma opção de passeio diferenciado nas escolas, a cerca de 139 km de .

O Morro do Paxixi faz parte do complexo da Serra de Maracajú. Partindo de Campo Grande, o aventureiro irá trafegar pela e MS-450, rodovia Estadual que agora se encontra totalmente asfaltada até o distrito de Camisão.

Já no distrito, o aventureiro irá subir uma estrada vicinal, com um trecho de pavimento existente de muitas décadas, de aproximadamente 2,7 km. Em outra parte do percurso até o topo, a estrada de terra garante o desafio para motociclistas e trilheiros — como mostrado no vídeo ao final da matéria.

Morro do Paxixi, Mato Grosso do Sul
Trecho da rodovia MS-450 (Foto: Leonardo de / Arquivo Pessoal).

Ao longo do percurso no Morro do Paxixi, há um trecho da subida até o mirante onde é possível passar por cima de uma cachoeira e um riacho. Descendo no acesso da cachoeira, existe a possibilidade de contemplar uma segunda queda d'água que é bem maior, porém, é uma miniescalada. Uma aventura em meio aos cipós, troncos e galhos de árvores para conseguir descer até a parte debaixo dessa segunda cachoeira.

Vale ressaltar que é permitido seguir de carro até a área das torres de rádio e televisão. A partir desse trecho, só é possível fazer a trilha a pé ou de bike, em um percurso de aproximadamente 1 km até o mirante.

Morro do Paxixi, Mato Grosso do Sul
Segunda queda d'água no Morro do Paxixi (Foto: Leonardo de França / Arquivo Pessoal).

No topo do morro, a vista garante um espetáculo natural deslumbrante. Assim como no Morro do Ernesto em Campo Grande, os biomas de Mato Grosso do Sul proporcionam ao visitante um sentimento indescritível de bem-estar, potencializado por uma paisagem magnífica e a melodia subliminar do ecossistema.

Histórico do Morro do Paxixi

Segundo a prefeitura de Aquidauana, não há relatos biográficos no paço municipal que confirmem a data de abertura do morro para visitação, tendo em vista que antes da desapropriação ele era de posse privada. Com a desapropriação, passou a pertencer à prefeitura. A desapropriação se fez necessária para assegurar condições jurídicas e legais, para que o município possa buscar recursos e meios para fazer as melhorias acima citadas.

Entre a ignição do motor em V e o destino final existe sempre uma história. Filmado em primeira pessoa, o canal Estrada Alternativa desbrava o Estado sobre duas rodas. Na garupa virtual, você conhece as belezas naturais de Mato Grosso do Sul, novos destinos e os perrengues de qualquer viagem de moto. Acompanhe essa e outras viagens pelo canal do YouTube, Instagram Facebook.