Para celebrar o Dia Internacional da Animação, a Mostra de curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais chega a neste fim de semana. As exibições acontecem em cidades de todo o Brasil simultaneamente. Na Capital, a primeira sessão acontece no Teatro Arena do na sexta-feira (28), a partir das 19h30. Programação é voltada para adolescentes e adultos.

Já no sábado (29) é vez dos pequenos assistirem filmes, com a mostra infantil que será no Núcleo Humanitário da Nhanhá, a partir das 18h. Entradas nos dois dias são gratuitas.

Mostra de animação

O evento é realizado desde 2004.  Depois de dois anos com exibições online em razão da pandemia de covid, o formato tradicional é retomado com exibições presenciais em mais de 100 cidades em todas as regiões do Brasil.

Segundo a organização, a data foi escolhida porque no dia 28 de outubro de 1892, Charles-Émile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, exibindo o filme Pauvre Pierrot, no Grévin, em Paris-França. Inspirada nesse fato, em 2002 a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) lançou a comemoração do Dia Internacional da Animação, contando com diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países. Países como EUA, França, Portugal, Coreia do Sul, Egito, Austrália, Japão, entre outros, também celebram a data.

Serviço

O Teatro de Arena do Horto Florestal fica na avenida Fábio Zahran, 316, Centro, e o Núcleo Humanitário da Nhanhá está localizado na rua do Comércio, 149, no Nhanhá.

A Mostra infantil tem classificação é livre, enquanto a Mostra nacional não é recomendada para menores de 12 anos. Já a mostra internacional não é recomendada para menores de 14 anos.


Fale com o MidiaMAIS!

Quer conversar com a gente sobre o universo do entretenimento e cultura? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e Tiktok. Tem uma história legal para compartilhar com a gente? Fale direto com nossos jornalistas do Midiamais.