Alerta para os spoilers! Os verdadeiros de ainda não podem dormir tranquilos até a chegada do volume 2 da quarta temporada da série original Netflix, previsto para só para o dia 1° de junho. Quem já terminou novo capítulo, disponível desde a última sexta-feira (27), já descobriu os vários desfechos dos mistérios que rondam a cidade de Hawkins, inclusive, explicando o verdadeiro motivo da abertura do mundo invertido.

A nova temporada traz uma referência ainda mais macabra de terror ao grupo de amigos dos anos 80. Algumas cenas determinam a alusão aos filmes de terror da época, como a Hora do Pesado, Hallowen e até mesmo It: a Coisa.

Mostro e cultura pop dos anos 80

Vecna é novo vilão e inimigo da Eleven (Millie Boddy), um monstro imortal que abriu o mundo invertido, com o mesma determinação de possuir a mente de jovens traumatizados para abrir um novo portar. Ainda na fase dos trailes, muitos especulavam que seria o retorno de Billy (Dacre Montgomery), mas erraram feio, já que o mostro está ligado ao passado de On.

A voz do vilão e como ele domina suas vítimas tem referência ao psicótico Freddy Krueger, já que Vecna cria visões aterrorizantes que mais parecem pesadelos. A garra de Vecna é similar as luvas de ferro de Krueger, que também mata suas vítimas no mundo real. E por falar em aparência, o vilão de outro mundo também tem o rosto deformado, similar aos ferimentos causados por fogo.

Stranger Things
Vecna tem garras e também aterroriza vítimas em ‘pesadelos'. (Foto: Reprodução/Netflix)

Outra inspiração de terror é o palhaço assassino It, um clássico de Stephen KIng. Vecna adora aterrorizar suas vítimas antes de matá-las, realçando os principais medos, assinatura do palhaço branco e vermelho. Na tentativa de matar Max (Sadie Sink), por exemplo, o mostro aproveita a sensação de culpa pela morte de Billy, quando consegue amaldiçoa-la.

Músicas das antigas

Os irmãos Duffer, gêmeos criadores da série, continuam se inspirando nas músicas clássicas de 1980, como a trilha sonora do icônico E.T. O Extraterrestre. Aliás, Eleven foi acolhida por Mike fazendo jus ao filme.

Stranger Things
(Foto: Reprodução/Netflix)

Carrie, a estranha

On ainda não se acostumou com o mundo real, mesmo estando em nova cidade após se mudar com a família Byers para Califórnia. Tendo apenas Will (Noah Schnnapp) como amigo, colegas da escola a atormento por achar ela ‘estranha'. Até então, o bullying acontecia nas aulas e no pátio da escola pelo grupinho liderado por Ângela (Elodie Grace), já que evitava sair de casa.

A intimidação da ‘mini vilã' sai do controle quando estão no pátio de patinação. On mentia para Mike que era amiga da garota, em cartas. Ela vê o namorado da heroína, ‘dá em cima' e traz On para pista. Os colegas começam a gravar a interação e a chamando de esquisita, a derrubando e a constrangendo.

Cansada da perturbação, Eleven pega um patins, acerta a loira e quebra seu nariz. A referência clássica de Carrie, a estranha, já que o sangue percorre o rosto da atriz que se vinda dos colegas.