Inspirado em ‘Pantanal’, projeto lança novela sobre antas pantaneiras

Objetivo é levar leva ao público informações científicas em um formato diferente
| 06/06/2022
- 14:45
pANTAnal
Fotonovela já está disponível nas redes sociais (Foto: Reprodução/Instagram)

Rita, Justine, Benjamin, Caio, Duda, Ariel, Wie e Felippe. Esses são os nomes das antas participantes de web-novela inspirada na novela Pantanal, da Rede . Pesquisadores da INCAB-IPÊ (Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira) resolveram dar destaque a uma das mais importantes espécies pantaneiras, a anta-brasileira, com uma fotonovela nas redes sociais: pANTAnal: UMA SAGA ANTOLÓGICA já está disponível na Internet.

Segundo os organizadores, a INCAB realiza pesquisa no Pantanal, na região da Nhecolândia de Mato Grosso do Sul, desde 2008. A equipe monitora a vida das antas-brasileiras via satélite, armadilhas fotográficas e avaliações de e genética. Assim, os dados são obtidas sobre a movimentação desses animais em seu habitat, seu comportamento, hábitos alimentares e reprodutivos, relações de parentesco entre indivíduos e muito mais.   

Dessa forma, os pesquisadores resolveram relatar a rotina dos animais com textos e fotos. A trama se desenrola recheada de encontros e desencontros, amores e desamores, acontecimentos inesperados e grandes reviravoltas vividas por esses incríveis animais no Pantanal.

"A nova versão da famosa novela Pantanal na TV Globo tem chamado muito a atenção com imagens lindíssimas e informações extremamente relevantes sobre o bioma e suas problemáticas. Agora, com nossa novela pANTAnal: UMA SAGA ANTOLÓGICA a ideia é aprofundar no universo desses animais e passar para o público informações relevantes bem como curiosidades sobre as interações entre as antas em suas famílias, e porque não dizer, suas questões da vida na natureza, de forma leve e bem-humorada, traduzindo um pouco do que fazemos e descobrimos no campo", diz Felipe Moreli Fantacini, biólogo da INCAB-IPÊ e principal roteirista da novela. 

Os capítulos

Conforme os responsáveis pelo projeto, os capítulos são todos baseados em fatos, pautados em mais de 25 anos de pesquisas científicas sobre a espécie em quatro biomas brasileiros (Mata Atlântica, Pantanal, Cerrado e Amazônia).   

Os resultados das pesquisas são utilizados nos esforços para a conservação dessa espécie, que por ser uma grande dispersora de sementes, tem papel fundamental para manter o equilíbrio e a biodiversidade dos ecossistemas e por isso é conhecida como "jardineira das florestas".  

"Existe um enorme desconhecimento sobre esta espécie ameaçada de extinção. Estamos constantemente em busca de formas de popularizar nossos resultados científicos sobre as antas de forma que o público conheça mais sobre a causa da conservação deste animal incrível", afirma Patrícia Medici, coordenadora da INCAB-IPÊ.   

pANTAnal: UMA SAGA ANTOLÓGICA é publicada nas mídias sociais da INCAB-IPÊ e do IPÊ:  

Veja também

Ana Castela é natural de Sete Quedas e é uma das artistas mais ouvidas do Brasil com a canção 'Pipoco', parceria com Melody e DJ Chris No Beat

Últimas notícias