A cantora Fafá de Belém bem que tentou puxar torcida para ter a homenagem no nome da do Bioparque Pantanal, também conhecido como , mas a disputa acirrada terminou, nesta segunda-feira (16),com a escolha de nomear a cobra por Gaby, em homenagem à cantora paraense.

Os moradores tinham que comentar na publicação oficial no do completo turístico de Mato Grosso do Sul. A ideia era homenagear uma personalidade do Pará, já que a cobra, uma das principais atrações, veio direto do norte do país. Entre a disputa também estavam: Joelma e Fafá de Belem.

O réptil veio de uma área de preservação, após ser resgatada com diversos ferimentos. O Jornal Midiamax contou a história da cobra, segundo o biólogo Allyson Favero, do Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), o fato da cobra não ser do MS: “É porque a gente não tira um animal da natureza. Fomos atrás de criadouros que tinham disponíveis, e só apareceu ela no Pará”, sana Allyson, destacando que a serpente já chegou a morar em Mato Grosso do Sul por algum tempo e depois retornou para a região norte.

“É uma cobra que já tem bastante experiência em questão de criadouro. A gente não tem um criadouro de sucuris em MS, por isso é necessário recorrer a quem tem”, ressalta. “Temos o Cras, e quando chega alguma sucuri machucada nós tratamos, só que não é um criadouro”, destaca o biólogo.

A decisão leva em conta a manutenção da fauna local, já que retirar animais do bioma traria grandes prejuízos à natureza. “Tirar um animal da natureza é mais traumático para ele, e isso gera uma complicação ambiental bem grande. A sucuri tem uma importância enorme no ambiente… remover essa cobra de sua área para exposição não seria correto”, esclarece ele.

Escolha do nome sucuri

Sucuri Gaby
Sucuri veio direto do Pará. (Foto: Divulgação)

Para a escolha do nome as pessoas tiveram que comentar em uma das publicações no Instagram oficial do Bioparque. O post com o maior número de comentários foi o vencedor. A disputa ficou ainda mais acirrada nas últimas horas de votação.

A serpente de grande porte vive atualmente em um ambiente preparado para seu bem-estar, no tanque denominado Banhados Sucuris. O cenário representa uma área de banhado, típicos das regiões pantaneiras de pouca profundidade. Além de plantas aquáticas como piri piri e juncos, também foi implantado outros elementos naturais como folhas e capim seco, típicos dos habitats dos répteis.