Juma (Alanis Guillen) conheceu o serviço de self-service pela primeira vez na vida no capítulo de sábado (3) da novela “Pantanal”. Durante o episódio, Jove (Jesuíta Barbosa) avisou ao pai Zé Leôncio (Marcos Palmeira) que levaria a esposa até , a Capital de , para abrir uma conta no banco.

Quando soube, o fazendeiro se espantou. “Larga mão, fio, ocê vai botar aquela onça dentro do avião. Conseguiu é?”, questionou o patriarca. “Ela está se esforçando muito, viu?”, respondeu Jove. “Prepara aquele avião logo cedo que eu vou co'cêis”, decretou Zé Leôncio.

“Não, eu vou resolver coisa de cartório, banco, pai”, alertou Jove, mas o dono da fazenda Pantanal não quis saber. “Vai ser bão eu sair daqui um pouco também, fio”, finalizou.

Juma no self-service

Assim que amanheceu, os três, Juma, Jove e Zé Leôncio partiram para Campo Grande. Na sequência, Juma apareceu diante de uma mesa de self-service, perdida com a variedade das comidas e sem saber como se portar.

Primeiro, ela observou as opções e comeu um ovo de codorna usando o pegador. Depois, cheirou um alimento antes de consumi-lo e, por fim, já na mesa com o sogro e o marido, a mulher-onça aceitou o espeto de cupim oferecido pelo garçom e tirou a barriga da miséria.

https://twitter.com/naytuitaaa/status/1566245448511373312

Isso a Globo não mostra?

Vale lembrar que a sequência se passa em Campo Grande mas, obviamente, não foi gravada na Capital sul-mato-grossense, e sim nos Estúdios Globo. A novela também não fez nenhuma referência a algum restaurante real da cidade morena e mostrou o que parecia ser uma praça de alimentação.

Apesar da protagonista ter passado vergonha, a cena repercutiu e “derreteu” a audiência. Telespectadores que acompanhavam a novela consideraram o momento “fofo” e se divertiram com a inocência de Juma. Confira:

https://twitter.com/LahComentaTV/status/1566250737457324034
https://twitter.com/giionicole/status/1566240129517240321
https://twitter.com/anawalesca2/status/1566243553625481216

Por que Campo Grande nunca aparece em Pantanal?

Afinal, por que Campo Grande nunca aparece na novela “Pantanal“? Citada em quase todos os capítulos, a Capital de Mato Grosso do Sul só faz “pontinhas” nas falas dos personagens. Todo dia alguém menciona Campo Grande, mas a cidade jamais “dá as caras”.

Quando Jove, Zé Leôncio e companhia se deslocam até a Capital, o exibido é apenas representativo e não corresponde à cidade morena. Como quando o playboy foi comprar celulares para todos em uma loja, ou quando volta e meia Tadeu vai buscar alguém em Campo Grande e apenas uma pista de pouso e decolagens de aeronaves é apresentada.

Marcos Palmeira fazendo xixi no mato do pantanal de MS durante gravações em 2021 e a cidade morena - (Fotos: Reprodução/Redes Sociais e Nathália Alcântara/Midiamax)
Marcos Palmeira fazendo xixi no mato do pantanal de MS durante gravações em 2021 e a cidade morena – (Fotos: Reprodução/Redes Sociais e Nathália Alcântara/Midiamax)

Vale lembrar que a mesma situação acontece com Aquidauana, outro município citado em quase todos os capítulos, mas jamais exibido. Por quê? Isso a Globo não mostra?

Diante dos fatos, o MidiaMAIS preparou uma lista com algumas das possíveis motivações que podem ter levado a a não gravar nessas cidades e explicar por que Campo Grande nunca aparece na novela “Pantanal”.

Você pode conferir a lista clicando aqui. Será que em algum momento o folhetim ainda vai mostrar Campo Grande de verdade?

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente ou quer comentar a história acima? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok