Com um primeiro dia movimento e propulsor de vendas, os comerciantes da 43° Festa Junina de Dourados aguardam com expectativas o segundo dia de festa, que será animado pelo cantor Almir Sater, nesta sexta-feira (1°). Muitos já aumentaram o estoque para comportar a demanda.

Karolliny de Oliveira Carola, de 36 anos, participa da festa pela primeira vez como feirante e se diz espantada com a procura, apenas no primeiro dia foram vendidos 150 cachorros-quentes e 100 pastéis. “Não esperava a cliente que deu”, comentou.

Karolliny de Oliveira Carola participa pela primeira vez do evento. (Foto: Henrique Arakaki/Midiamax)

O primeiro dia de festival contou com a apresentação da dupla Henrique e Juliano, fator importante no número de público e, consequentemente, lucro dos feirantes. A expectativa é que o mesmo se repita com o astro regional. Luciano Albernaz de Souza, de 37 anos, é fã do cantor e da novela Pantanal.

“A expectativa e que vai ser um show muito bom. Ele não pode deixar de cantar ‘Trem do Pantanal' né?!  As músicas deles são clássicas. Falou em , falou Mato Grosso do Sul”, disse o comerciante.

Ao lado de Luciano está Edia Lazzarini, de 65 anos, artesã, coordenadora da feira do artesanato de e também fã de Almir Sater. Em sua barraca, além de faturar, ela deseja “curtir” um pouco do show. “Sou muito fã desde criança. Convidamos muita gente para vir. Hoje vamos vender suculenta, artesanato, crochê, bijuteria e tricô”, disse.

Após anos difíceis e de poucas vendas em decorrência das restrições causadas pela pandemia, muitos encontram na feira a chance de retomar o grande número de vendas e, enfim, normalizar seus comércios. “A gente é brasileiro e não desiste. A festa é o ‘up' que a gente estava esperando no comércio”, brincou Karolliny.

Maria Renier da Silva, de 65 anos, participou de adições anteriores do festival, mas precisou se afastar por conta da pandemia. O retorno da festa na agenda do município resultou também na sua volta às barracas. Mesmo com a experiência, a alta busca por quentão chamou atenção e a pegou desprevenida.

“Hoje a gente espera melhor. O quentão fez sucesso e hoje vamos vender também, já aumentamos o estoque”, comentou a comerciante. Ao lado dos filhos, netos e noras, ela já prepara sua barraca horas antes do evento iniciar.

Maria Renier afirmou ter se surpreendido com público no primeiro show. (Foto: Henrique Arakaki/Midiamax)

Festival

Festa Junina de Dourados ficou suspensa por anos devido à pandemia. Dessa vez, edição contará com principais patrocinados pela (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul). Segundo o site Dourados Agora, programação ainda conta com espetáculos de artistas locais, barracas de comidas típicas, concurso de quadrilhas e apresentações culturais. A expectativa dos organizadores é bater recorde de público e superar a marca de nove mil pessoas.

Carona gratuita para ver show de Almir Sater

Para facilitar o acesso do público, a Prefeitura de Dourados, por meio da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), em parceria com a Viação Dourados, vai disponibilizar transporte gratuito até o Centro de Convenções.

A linha planejada exclusivamente para os três dias de festa terá ponto de partida no Monumento ao Colono, passando pela Praça do Cinquentenário e Igreja do Relógio, no Centro, 20 minutos depois, com retorno pelo mesmo itinerário. Quinta e sexta o horário de saída é às 19h e no sábado, às 18h30. Horário de retorno nos três dias é às 23h30.

Programação

A 43° Festa Junina de Dourados começou no dia 30 de junho e segue até 2 de julho no Centro de Convenções, localizado na avenida Guaicurus, nº 2030 – Novo Parque Alvorada.

A dupla sertaneja Henrique e Diego se apresentou no primeiro dia do evento, quinta-feira (30). Já nesta sexta-feira (1º) é a vez do cantor e compositor Almir Sater subir ao palco.