Projeto ‘Jornada em Mediação Artística’ abre inscrições gratuitas

O Projeto “Jornada em Mediação Artística: aproximações e travessias” abre inscrições para artistas, produtores, professores de 17 à 27/02
| 18/02/2021
- 12:30
Projeto ‘Jornada em Mediação Artística’ abre inscrições gratuitas
Projeto Jornada em Mediação Artística abre inscrições gratuitas

A mediação artística constitui-se na criação de procedimentos epistemológicos artístico-pedagógicos que visam a aproximação entre artista e espectador. O Projeto “Jornada em Mediação Artística: aproximações e travessias” foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Prefeitura Municipal de Campo Grande. As inscrições estão abertas para artistas, produtores culturais, professores de 17 à 27 de fevereiro.

Idealizado pela artista, professora e pesquisadora Kelly Queiroz, o projeto consiste na realização de um curso que visa ensinar a condução de aulas, cursos e oficinas de mediação artística. Formando artistas, professores, estudantes de artes e produtores e capacitando-os para que estes sejam realizadores da mediação artística e que eles possam diminuir a distância existente entre público, artista e suas produções.

“Em 2014, quando conheci a Mediação Cultural eu disse que a Mediação deveria acontecer em toda a cidade. Meu sonho é que a cidade e o Estado estejam cheios de Arte-mediadores e Arte-mediadoras, mas pra quê Kelly? Para que todas as crianças e adolescentes tenham contato com as produções artísticas locais, que tenham contato com espetáculos de , espetáculos de teatro, para democratizar o acesso, para aproximar o público do artista e suas produções”, explica.

 

O curso está dividido em duas etapas, com a carga horária de 22 horas. Primeiramente, aulas teóricas onlines via Zoom, nos dias 08, 10 e 12 de março, das 19h às 21 horas, e posteriormente, a etapa prática nos dias 20 e 21 de março (mediação em dança), e nos dias 27 e 28 de março (mediação em teatro). Nesses dias os participantes do projeto irão vivenciar uma oficina de mediação e em seguida assistir espetáculos via vídeo. Diante da do novo , nas aulas práticas haverá todas as medidas de biossegurança, obedecendo as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) como distanciamento social, utilização de máscaras e álcool em gel.

Sobre a artista

Em 2014 a artista-professora-pesquisadora Kelly Queiroz começou a trabalhar com a Mediação através do Festival do Teatro Brasileiro e ali percebeu a potência dessa ação. Realizou seu Trabalho de Conclusão de Curso sobre Mediação e, atualmente, pesquisa mais afundo a área em seu Mestrado.

A autora tem relatos de estudantes de escolas estaduais de Campo Grande e de outras cidades; de estudantes de escolas municipais; de artistas; de artistas de outros Estados que participaram já de duas edições de um minicurso de Mediação em Dança. Kelly começou realizando as propostas enquanto artista pela Cia Dançurbana, depois passou a realizar atividades independentes.

 

A inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por este link. Mais informações pelo Instagram ou pelo telefone (67) 99260-8005.

Veja também

Dupla Rio Negro e Solimões também participa do aniversário da cidade

Últimas notícias