A cantora está fazendo a divulgação do seu novo single Girl From Rio – um dos principais de sua carreira – desde o fim de março, despertando a curiosidade de muitos fãs nacionais e internacionais com a nova obra. Memes, referências e homenagens bombaram na Internet com a ansiedade pelo novo clipe que prometia produções incríveis. O vídeo foi lançado na manhã desta sexta-feira (30), e como o Midiamax adora tudo que envolve moda, a gente logo aproveitou a oportunidade para analisar os looks que Anitta usou em Girl From Rio.

Logo de início, já damos a nossa opinião de cara do que achamos. Música, clipe e fotografia tiveram uma harmonia visual e conceitual que passaram completamente a ideia que Anitta desejava: o paralelo entre o que os turistas conhecem em contrapartida com o Rio que ela viveu.

O clipe começa trazendo a imagem da cantora em um estilo pin-up  retrô dos anos 50, fazendo referência à Bossa Nova carioca com roupas de cortes elegantes, saltos altíssimos, cinturas marcadas, acessórios no cabelo e joias extravagantes – como pérolas – para expressar feminilidade, estilo popularmente usado na época. Com produção de Giovanni Bianco, Anitta já revelou em entrevistas que o diretor queria fazer referências a Carmen Miranda também.

Anitta usa produção valorizando os anos 50: saias rodadas, cinturas marcadas, tons delicados e lenço no cabelo
Foto: Reprodução/Instagram)

 

Em outro look, cantora continua remetendo ao estilo retrô (Foto: Reprodução/Instagram)

 

Outro ponto fundamental que faz menção à moda dos anos 50 é o cabelo de Anitta, com longas curvas volumosas e cachos perfeitamente esculpidos, um verdadeiro clássico da época. Os acessórios usados por ela para caracterizar o penteado deixam tudo ainda mais charmoso.

Cabelo de Anitta faz contraste com grandiosos brincos de pérolas (Foto: Reprodução/Youtube)

 

O Midiamax também encontrou outro estilo que é praticamente atemporal, já muito usado por estrelas de como Audrey Hepburn, James Dean e Marilyn Monroe: o estilo navy ou náutico, inspirado em uniformes de marinheiros.

As peças são caracterizadas por listras – especialmente nas cores azul marinho, branco, vermelho ou preto – estampas com âncoras, cordas, nós e correntes, abotoamento duplo e grandes botões. No clipe, Anitta ainda usa um chapeuzinho de marinheiro.

Pensando-se que o Rio de Janeiro contém um dos principais portos do país – e que teve a maior atividade no século XIX – é de se imaginar que o estilo náutico presente no clipe traz conceitos históricos importantes para a valorização da capital carioca.

Anitta usa estilo navy: listras avantajadas, botões duplos e grandes e chapéu de marinheira (Foto: Reprodução/Youtube)

 

Em novo visual, Anitta também traz referências do estilo náutico, como listras grandes, chapéu e lenço amarrado no pescoço 
(Foto: Reprodução/Youtube)

 

Uma nova Garota de Ipanema

Logo depois que a música faz uma breve transição de estilos, a batida começa ao mesmo tempo em que Anitta também aparece com uma roupa totalmente diferente, fazendo referência à emblemática Garota de Ipanema, mas mostrando a cidade de forma mais moderna e pessoal. Ou seja, o Rio que a cantora viveu.

Com um maiô azul cintilante e óculos com detalhes em verde neon, Anitta traz outra tendência à tona: a moda praia 2021, que adotou tiras, diferentes amarrações e recortes na barriga para um visual sexy e despojado.

Maiô cintilante de Anitta mostra tendências da moda praia 2021 (Foto: Reprodução/Instagram)

 

No mesmo cenário, a cantora surge com outra peça muito famosa no mundo fashion: o cropped, também dando destaque à barriga e com um novo formato de amarração. Essa produção, inclusive, foi a utilizada para a divulgação do álbum, com Anitta em cima de uma cadeira de praia na frente do ônibus.

Capa de Girl From Rio (Foto: Reprodução/Instagram)

 

Anitta faz um jogo caprichoso de transições ao longo do clipe, mostrando duas realidades do Rio de Janeiro. As roupas, em ambos os contextos, foram usadas de maneira muito inteligente para trazer os significados desejados para cada época e idealização.

Sinceramente? Girl From Rio é uma produção impecável que utiliza da moda para expressar o melhor dos dois mundos de Anitta. Confira o clipe abaixo: