Fundador da Confraria do Piau, em Coxim, Zé Guedes morre aos 84 anos

Idealizador do espaço histórico para cultura e regionalidade pantaneiras faleceu por complicações de uma doença hepática

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Morreu neste sábado (8), aos 84 anos, José Guedes de Melo. Zé Guedes, como ficou conhecido, foi o fundador da Confraria do Piau, espaço cultural histórico localizado no município de Coxim – distante 260 quilômetros de Campo Grande.

Conforme publicou o site Edição MS, Zé Guedes faleceu em decorrência de complicações do tratamento de uma doença hepática. Ele estava hospitalizado em Ponta Porã.

De acordo com o Mapa Cultural de Mato Grosso do Sul, iniciativa da Fundação de Cultura do Estado, Zé Guedes fundou a Confraria do Piau há aproximadamente 40 anos. O local – ainda em atividade – se tornou ponto de encontro de artistas e produtores culturais, bem como passou a sediar saraus, apresentações de música e eventos para celebrar a regionalidade pantaneira. A Confraria também serviu de palco para inúmeras homenagens ao músico coxinense Zacarias Mourão.

A prefeitura de Coxim decretou luto oficial de três dias pela morte de Zé Guedes. Em nota, a administração municipal afirmou que o artista e poeta deixa um legado à cultura coxinense e sul-mato-grossense. “A Confraria do Piau foi palco para as mais diversas expressões culturais e suas poesias ficarão escritas na história”, descreveu.

O corpo de Zé Guedes foi levado de volta para Coxim, onde foram realizados velório e enterro. Ele deixou esposa, filhos e netos.

Conteúdos relacionados

Frango polemico familia
jorge e mateus ms turne despedida