Ex-diretora da Mace revive emoções em homenagem aos 50 anos da escola
Em homenagem aos 50 anos da Escola Mace, a ex-diretora emblemática Reni Domingos revive os momentos mais marcantes dessa história.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Escola Mace completa 50 anos de história em 2021. Em homenagem a data, os professores Pedro Chaves dos Santos Filho e Therezinha dos Santos Samways vão lançar o livro “Mace 50 anos de História” nesta quinta-feira (25). Mas também existe outra figura emblemática que participou desse enredo. Após trabalhar 48 anos na instituição, a ex-diretora Reni Domingos dos Santos revive as emoções da sua trajetória.
Formada em pedagogia, ela entrou na escola para trabalhar como professora em 1971. Seu amor e dedicação pelo ensino oportunizaram vários cargos com o passar dos anos. Foram 48 anos de trabalho ininterrupto e Reni cresceu conforme a Mace também se desenvolvia.
“Comecei como professora. Em algum momento trabalhava até três turnos. Era comum exercer as atividades de professora e executar tarefas burocráticas independentes da função. Tinha trabalho, eu estava junto.” recorda.
Mas não era apenas o ofício que incentivava a pedagoga. Pelos corredores da escola, Reni encontrava sua família. “Todo mundo se abraçava para oferecer a melhor educação da cidade. Depois, assumi cargos de diretora e diretora geral.”, relembra.
Chegou para inovar
Segundo a ex-diretora, um dos maiores diferenciais da Mace foi a sua idealização moderna. Construída para proporcionar o melhor ensino da cidade sob uma ótica inovadora, prioriza a qualidade. “Tinha os melhores professores da cidade, zelava pela disciplina e trabalhava com metodologias ativas em um tempo em que essa concepção educativa estava começando”.
A partir da união entre trabalho e amor pelos alunos, que nasceu o sucesso da renomada diretora. Ela foi uma das responsáveis por levar tão longe o nome da Mace na Capital.
Mace é amor
Questionada sobre o que a Mace significa em sua vida, Reni não hesitou em falar de amor, celebração de vida e compromisso. “Me lembro das festas de São João, Garoto e Garota Mace, Dia dos Pais e das Mães, das Gincanas, do Esporte, bem como da nossa relação com a comunidade. A Mace, sem dúvida, foi a mais importante experiência educacional da história de Mato Groso do Sul”, recorda com emoção.
Foi através do trabalho exercido nas escolas que Reni teve contato com outras realidades. Ela viu de perto as necessidades de asilos e bairros carentes da Capital. “Estou feliz. Cumpri com a missão que a história me deu. A Mace foi uma instituição que me ensinou muito”, releva a pedagoga.
Depois de um currículo impecável e grandes transformações na educação, Reni se desligou da Mace em 2018 enquanto exercia o cargo de diretora geral.
Mace 50 anos de História
O lançamento do livro acontece nesta quinta-feira (25) às 19h, horário de MS. Evento vai seguir todas as medidas de biossegurança devido à pandemia do Covid-19.
Já a cerimônia de lançamento será interativa e poderá ser acompanhada no site www.mace50anos.com.br. Organizadores também vão disponibilizar um link para a compra do livro no próprio site.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Projeto de Lei quer proibir acorrentamento de cães e gatos em todo o Estado
De acordo com o texto, o uso de correntes ou o confinamento só será permitido em condições que respeitem as necessidades básicas dos animais
Domingo tem feiras culturais, brechós e show gratuito em Campo Grande
Confira a programação deste domingo
Sacada de madeira cede e engenheiro morre após cair de prédio no Rio Grande do Sul
Vítima caiu em estrutura de ferro
Precisa de médico? Confira a escala plantonista de unidades de saúde de Campo Grande
Mais de 60 profissionais atuam em UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e CRSs (Centro Regional de Saúde)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.