Estudantes se sentem mais motivados com retorno presencial às escolas, diz pesquisa
Pais afirmam que alunos estão evoluindo melhor nas aulas presenciais
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com o retorno presencial das aulas em boa parte do país, após quase dois anos de ensino remoto por causa da pandemia de Covid-19, os alunos estão mais motivados com os estudos, segundo pesquisa divulgada nessa quinta-feira (21).
O levantamento feito pelo Datafolha, encomendado por Itaú Social, Fundação Lemann e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), revelou que 87% dos estudantes que frequentam as aulas presenciais se sentem mais animados, segundo a visão dos pais, enquanto 85% acreditam que estão mais interessados pelos estudos e 80% se sentem mais otimistas.
Na percepção de responsáveis por jovens em idade escolar, os alunos estão evoluindo melhor nas aulas presenciais (56%). “Atenuar as marcas deixadas pela pandemia na educação exigirá um aprofundado ainda maior do debate sobre formato, currículo, habilidades prioritárias e investimentos para o retorno. Os alunos precisam ter a chance de recuperar a aprendizagem de forma efetiva e com equidade, considerando todas as perdas que os grupos mais vulneráveis passaram”, avalia a superintendente do Itaú Social, Angela Danemann.
Para o diretor de Políticas Educacionais da Fundação Lemann, Daniel Bonis, esses resultados divulgados pela pesquisa indicam a importância e urgência na retomada das atividades presenciais nas escolas. “Os dados também apontam para a necessidade de um esforço conjunto da sociedade para recuperar a confiança e a autoestima dos estudantes para que eles permaneçam na escola e possam recuperar mais rapidamente as defasagens no aprendizado geradas pela pandemia”, declara Bonis.
O levantamento mostra, também, que na região Sul do país os entrevistados afirmaram que as escolas de 90% dos estudantes estão reabertas, já no Nordeste o número cai para 40%.
A pesquisa perguntou aos pais sobre a importância do trabalho dos professores e 89% responderam que os docentes têm um trabalho mais desafiador do que acreditavam antes do início da pandemia de covid-19. Além disso, a mesma parcela também afirmou que para dar aulas é preciso mais preparo do que imaginavam antes do isolamento social que impôs as aulas a distância.
A entrevista foi feita por telefone com 1.301 pais e responsáveis que responderam por um total de 1.846 crianças e adolescentes com idades entre 6 e 18 anos da rede pública, em todas as regiões do país.
Fonte: Agência Educa Mais Brasil
Notícias mais lidas agora
- MAPA: Confira onde ficam os radares que mais multam em Campo Grande
- VÍDEO: câmera flagrou acidente que deixou motociclista gravemente ferido no São Jorge da Lagoa
- Preso com 52 quilos de cocaína em Campo Grande é executado a tiros na fronteira
- Homem morre após se engasgar com carne em bar na Guaicurus em Campo Grande
Últimas Notícias
Durante feriado, abertura do comércio será facultativa em Campo Grande
Ao decidir abrir o comércio, empresários devem atender algumas normas
Adolescente tinha salário roubado pela mãe e usou cocaína para cometer o crime em Campo Grande
Advogado contou que adolescente está arrependido
Agesul-MS publica termos aditivos e obras em estradas chegam a R$ 234 milhões
Termos aditivos foram publicados no DOE-MS desta terça-feira (8)
Ex-BBB Beatriz Reis vira apresentadora e ganha quadro no ‘Encontro’; entenda
Participante do ‘BBB 24’, Beatriz Reis fecha contrato com a TV Globo e vai comandar quadro do ‘Encontro com Patrícia Poeta’; saiba detalhes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.