Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Dia do Gastrônomo: dom e profissionalização são essenciais para uma boa carreira

Confira dicas de quem está tendo sucesso na área gastronômica mesmo na pandemia
Arquivo -

Vivendo há sete anos da , a baiana Helena Costa, 58 anos, nem sequer se imaginava atuando profissionalmente na área. Sempre elogiada, tinha mão boa para a cozinha, mas o sonho mesmo era se tornar uma turismóloga. Curiosamente, o curso de Turismo – cujo encerramento foi um festival gastronômico – a despertou de vez para um novo caminho profissional. Agora Helena dedica-se a proporcionar aos clientes um outro tipo de viagem, através de diferentes pratos e sabores.

A baiana Helena Costa trocou a área de pela gastronomia | FOTO ACERVO PESSOAL

 

“Eu me encantei pela gastronomia e, então, fui me profissionalizar na área também. Fiz cursos, como o de Cozinheiro Profissional do Senac. Nesse campo, é necessário estar sempre se profissionalizando. Por isso, abri meus horizontes e fui fazer faculdade de Gastronomia. Hoje eu não me vejo fazendo outra coisa a não ser cozinhar. É o que eu amo fazer e é de coração”, explica. 

Helena sabe que não basta ter apenas o dom para a cozinha. A profissionalização é um ingrediente fundamental para quem quer atuar neste ramo. Quem quiser ir além e montar um negócio, por exemplo, precisa encarar as salas de aula até para ampliar a visão do que se pode fazer na área. Ela reforça que a receita do sucesso tem como principais ingredientes o dom e a profissionalização. 

“Cozinhar não é simplesmente juntar os ingredientes. Tem ciência, tem técnica, tem matemática, química, física. Tudo isso junto. O gastrônomo não é só um profissional que está ali com a barriga no fogão. É uma pessoa que mexe até com os sonhos das pessoas através da afetividade na comida. Aquilo que você come e lembra da sua vó, da mãe, de um grande amigo ou de um amor”, complementa. 

Socorro mudou perspectivas de negócios após profissionalizante | FOTO ACERVO PESSOAL

 

“Apaixonada por realizar sonhos e surpreender os sentidos através de sabores”, Socorro Faleh, de Guajará-Mirim (RO), também investiu em cursos para “fazer nome” em sua cidade. Ela é uma das tantas empresárias Brasil a fora que deu a volta por cima na pandemia, mesmo diante das notícias negativas que o vírus tem disseminado. 

“Antes, eu via que fazer o básico que a maioria aprova era o suficiente. Hoje não, eu quero me aperfeiçoar ainda mais. Acho que essa preparação por meio da profissionalização é fundamental”, defende Socorro, feliz com o aprendizado adquirido no Curso de Cozinheiro Profissional, do Instituto Gourmet, escola de gastronomia que contabiliza mais de 70 franquias espalhadas pelo Brasil.  

Para Robson Fejoli, cofundador do Instituto Gourmet, o mercado gastronômico até aqueceu para os pequenos empreendedores, como a Socorro, durante a pandemia. No entanto, esse cenário foi mais positivo para aqueles que buscaram orientações e profissionalização.

INSTITUTO GOURMET BRASIL ALIA AULAS DE GASTRONOMIA COM EMPREENDEDORISMO | FOTO DIVULGAÇÃO 

 

“É fazer uma receita profissionalmente para além dos segredos da Gastronomia. No Instituto, nós ensinamos os alunos a deixarem de ser amadores para se profissionalizarem”, explica Fejoli, apontando um caminho para quem está empreendendo na área gastronômica. “Um dos principais canais de divulgação do trabalho são as mídias sociais. Então, estimulamos que nossos alunos aproveitem mais esse momento em que as pessoas estão mais presentes no digital por conta da pandemia e para que consigam divulgar melhor seus serviços”, conclui. 

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

 

 

 

 

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
russo waldemar gonçalves jornalista

Morre “Russo”, cronista e jornalista esportivo de Mato Grosso do Sul

athletico alan kardec

Alan Kardec marca no fim e Athletico-PR vence o Remo de virada na Série B do Brasileiro

onças onde jorginho foi morto

Dois filhotes de onça são avistados na área onde Jorginho foi atacado

Confirmado primeiro caso de gripe aviária do ano no Estado de São Paulo

Notícias mais lidas agora

Mãe é morta após tiro acidental disparado por filho de 2 anos em MS

nasa park

Após negar recurso, Justiça tenta ‘conciliar’ Nasa Park e família vítima do rompimento da barragem

ipva

Isenção do IPVA: compare os descontos aplicados em MS e nos demais estados do país

marcha da maconha

Marcha da Maconha reúne público a favor da legalização da cannabis em São Paulo

Últimas Notícias

Esportes

Inter Miami e Al-Ahly empatam na abertura do Mundial de Clubes e ‘mandam recado’ ao Palmeiras

Partida começou atrasada em razão da enorme celebração preparada pela Fifa para sua nova competição

Esportes

Athletic-MG bate o Operário-PR na Série B com gol no último lance e protagonismo do VAR

Com a vitória, o Athletic encerra sequência de quatro derrotas em jogo que marcou a reestreia de seu estádio

Polícia

Vendedora de poncãs entra em pânico e para de trabalhar após assédio de cliente: ‘jogava as sementes em mim’

Vítima afirma estar transtornada e teme virar estatística. "Vejo um carro do modelo igual o dele e começo a chorar. Ele está acabando com minha vida", desabafa

Esportes

Brasil encerra GP de boxe na Europa com 6 ouros, 1 prata e 1 bronze

Atletas do país disputaram 7 finais neste sábado na República Tcheca