As pinturas indígenas são características de cada tribo, refletindo sua respectiva cultura e simbologia através de artes milenares. Então, a fim de resgatar suas raízes, a estilista Emilia Leal, de Campo Grande, decidiu expandir essas tradições em sua nova coleção de moda praia. Com foco na sustentabilidade, peças carregam linguagens históricas.

O editorial Verão Eco-Fashion tem como proposta apresentar os biquínis produzidos a partir da sobra de resíduos industriais de couro tratado. O material, em questão, iria para o lixo e impactaria diretamente a natureza se não fosse utilizado na confecção das peças.

[Colocar ALT]
Emilia Leal finalizando sua peça (Foto: Ali Gonçalves)

Com estampas inspiradas nas iconografias indígenas, as pinturas foram feitas pelas mãos de Emilia.

“Eu tenho contato desde a infância com a etnia Wajãpi, nasci em Macapá (AP), e tenho ascendência ribeirinha. Fui beber nas fontes das minhas raízes. Também sou ativista da causa indígena e minhas pinturas são baseadas em sua iconografia, então mantenho essa parceria com eles para pagar e divulgar seus trabalhos”, explicou a estilista.

Além disso, o acabamento em crochê foi confeccionado por pequenas artesãs de Campo Grande.

O editorial Verão Eco-Fashion será lançado no dia 14 de julho, às 19h, de forma online no da estilista (@emilialealartenativa). O projeto foi contemplado com recursos da Lei Aldir Blanc, através do edital Morena Cultura e Cidadania, promovido pela (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) por meio da Prefeitura Municipal de Campo Grande.

Biquíni com desenhos tradicionais indígenas (Foto: Ali Gonçalves)