Campo Grande tem espetáculo Pelega e Porca Prenha neste fim de semana

Sessão teatral segue os protocolos de biossegurança e ingressos limitados

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Grupo UBU realiza nos dias 29 e 30 de maio, às 19h, no Teatral Grupo de Risco, a Leitura Dramática e a Première do espetáculo “Pelega e Porca Prenha”, episódio “Na Mata do Pequi”. Evento é totalmente grátis.

Os ingressos gratuitos podem ser adquiridos através deste link antecipadamente. A peça vai seguir as normas de biossegurança e tem limite de 20 ingressos por sessão, atendendo as normas e protocolos de proteção contra a Covid-19.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por SECTUR – Campo Grande (@secturcg)

 

 

Sobre a peça

A peça conta a aventura fantástica dos irmãos “Pelega” e “Porca Prenha” na mata do Pequi, onde eles se envolvem numa intriga entre a Boca de Sapo, o Curupira e a Pisadeira. Um espetáculo de cultura popular , encenado para toda a família e para as crianças de todas as idades. A peça resgata lendas, mitos, crendices, brincadeiras, ditados, tradições e sobretudo a cultura popular de Mato Grosso do Sul.

Montado originalmente com recursos próprios, sua primeira encenação, em 1999, era uma opereta de cena aberta e horizontal que relia o teatro de títeres e de mamulengos e propunha uma cena limpa, longa e artesanal, completamente fiel as manifestações da cena nova e contemporânea da época e a cultura popular de onde surgiu.

Segundo os organizadores do evento, peça está na sua em sua terceira encenação em 2021, com aspectos e nuances da localidade de onde surgiram os recolhimentos que deram origem e forma ao espetáculo. Baianópolis, uma cidadela próxima de Rochedo, interior de MS, de apelido Pequi é o embrião e fonte inspiradora de todas as montagens, sobretudo da nova encenação que resgata imagem, conceitos, valores e tradição do povo nordestino fundador e morador do lugar. A nova cena, rebuscada e rica em imagens, características e manifestações da cultura popular, composta pelo conjunto de cenários, adereços, objetos, bonecos, figurino, maquiagem, música e iluminação, é quase uma peça de artesanato gigante, encantadora, simples e colorida como a arte ingênua dita naif.

O espetáculo é uma homenagem a Professora Mestra Marlei Sigristi, inspiradora e estimuladora, e exemplo de ativismo frente as questões da manifestação da cultura popular em Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais lidas agora

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

gracyanne barbosa campo grande

Newsletter

Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.