Pode parecer uma realidade distante de muitos tutores de animais, mas os pets também precisam escovar os dentes — ou melhor — terem os dentes escovados com certa frequência. Assim como nos humanos, o hábito da bucal nos amigos domésticos também evitam doenças no futuro.

A recomendação vem do médico-veterinário Bruno Dias. “A recomendação é que seja diária, justamente para evitar a deposição dessa placa bacteriana, que a gente chama de tártaro. Se nós, seres humanos, que temos todo dia o hábito de escovar os dentes, temos problema com cárie, com gengivite, placa bacteriana, imagina os cães, que não têm esse cuidado”, disse ele ao Jornal Midiamax.

Segundo o profissional, a escovação serve para prevenir doenças e a manutenção da limpeza bucal. Escovar os dentes dos pets, além de deixá-los com aspecto limpo, também previne a formação do tártaro, que provoca vários problemas de saúde, como mau hálito, inflamação na gengiva e até perda da dentição.

“Eu já atendi animais que apresentavam secreção nasal e alguns colegas achavam que era sinusite ou pneumonia. Quando foi feita a radiografia de face, tinha um dente quebrado. Inflamou todo aquele conduto, toda aquela região dos seios nasais. Além de aspecto visual, é uma questão de saúde mesmo”, contou ele à reportagem.

Esses problemas de saúde citados, além de causar sofrimento para o amigo doméstico, também pode gerar consequências para outras partes do corpo. Como, por exemplo, um animal com o dente quebrado tem dificuldade para mastigar e vai engolir o alimento inteiro ou em grandes pedaços, podendo ter complicações para digerir.

Antes e depois da limpeza de tártaro. (Foto: Arquivo pessoal)

Quais produtos usar?

Bruno explicou que existem produtos próprios para serem usados com os pets. As pastas devem ser as de uso exclusivo para animais, que inclusive vêm em vários sabores, como carne, tutti-frutti, chocolate, menta e morango. Já as escovas existem desde os dedais com cerdas até escovas de dentre iguais as de humanos.

“Existem alguns cremes dentais que você não precisa de atrito. Você coloca nos dedos mesmo e passa nos dentes [do animal]. Por aí, a própria pasta já é abrasiva e faz a limpeza”, explicou à reportagem. “[O dedal] ajuda a limpar os dentes porque tem as cerdas e já ajuda a massagear a gengiva; fazer a higiene da gengiva também”, continuou.

Além disso, o tipo de alimentação que o ou gato tem também influencia na saúde bucal. “Desde que o proprietário mantenha uma ração de qualidade. Só a ração, sem doce, sem pão, sem petisco; sem nada de diferente, já ajuda demais nessa limpeza dos dentes”, revelou.

Produtos são exclusivos para usar com os animais. (Foto: Reprodução)

Tarefa difícil

Às vezes, fazer tarefas simples com os animais já é um árduo trabalho, ainda mais quando o animal não tem o costume. Mas, segundo o profissional veterinário, é justamente o hábito que vai simplificar a tarefa, ainda mais levando em conta que, naturalmente, os animais não gostam que mexam em suas bocas.

“É igual cachorro que nunca tomou banho e nunca foi para a tosa. No pet shop você nota que ele não está a fim, às vezes, tenta morder, você vê que ele incomoda, mas é questão de hábito […] É muita questão de ir com jeito. Não adianta tentar ir de uma vez, segurar a cabeça, usar a força. Não gritar, não ser brusco”, recomendou.

Seguindo essa lógica, nas primeiras vezes, o animal pode recusar, mas com o tempo acostuma com a escovação. “Uma dica para os proprietários é não traumatizar o animal, ele tem que entender que aquilo é uma coisinha que está acontecendo, mas não vai machucar. Mas com jeito, com paciência, brincando, fingindo que você está ali para fazer carinho, dá supercerto”, disse.

Fazer a escovação pode ser um trabalho difícil no início. (Foto: Reprodução)