Alunos desligam ‘zoom’, apresentam exposição de arte e inspiram livro em Campo Grande

Educadores de escola de Campo Grande se uniram para escrever livro e realizar exposição artística na capital

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Livro nasceu após dificuldades do ensino remoto durante a pandemia na Capital
Livro nasceu após dificuldades do ensino remoto durante a pandemia na Capital

Não é novidade para ninguém que a pandemia afetou todas as vertentes da vida humana com restrições, fechamentos e isolamento social. Uma das instituições mais afetadas no último ano foi a escola, que precisou adotar o ensino remoto com crianças e adolescentes. Em Campo Grande, um grupo de professores descobriu a grande dificuldade em lecionar a disciplina de Artes à distância.

Foi então que os educadores se reuniram para escrever um livro com estratégias de ensino e aproveitaram para levar as obras criadas por alunos, durante a pandemia, para uma exposição artística presencial.

[Colocar ALT]
Arte de crianças da escola (Foto: Arquivo Pessoal)

“Essa exposição é fruto do trabalho que as crianças desenvolveram no ano passado em período remoto. Todo mundo foi surpreendido com a pandemia, principalmente no campo escolar. Então, na escola, foi bem desafiador desenvolver um trabalho em arte com as crianças”, explicou o Fernando Freitas dos Santos, coordenador pedagógico da escola ao Jornal Midiamax.

A mostra com pintura dos alunos será realizada na sexta-feira (19), a partir das 9h, na Escola Estadual Ana Lúcia de Oliveira Batista, localizada na R. Perciliana Barbosa Ferreira, 540 – Jardim Paulo Coelho Machado.

“Apesar de todas as dificuldades encontradas com as aulas à distância, foi possível possibilitar esses alunos o ensino de arte de maneira crítica, reflexiva e bastante criadora”, celebra o coordenador.

Da surpresa à pesquisa

Foi durante os piores momentos da pandemia de Covid-19, que os professores enfrentaram diversas barreiras no ensino remoto. No entanto, eles transformaram essas divergências em um projeto de pesquisa por meio do feedback de alunos.

A pesquisa, então, se transformou em um livro chamado “Poéticas de um tempo pandêmico: trajetórias, possibilidades e experiências no ensino de arte”. A obra será lançada na próxima terça-feira (23) em Campo Grande e tem objetivo de levar informações sobre as estratégias de ensino encontradas durante as aulas à distância na Capital.

O lançamento do livro acontece no dia 23 de novembro, às 19h na Semed.

Conteúdos relacionados

serpentes tjms 3 (1)