Podemos dizer que prevenção, reparação e conforto são os três termos que melhor descrevem tudo o que se refere ao cuidado da pele. Na verdade, em 2021 a indústria da beleza finalmente parou de enrolar os clientes e preferiu voltar ao básico. Dos rituais mais minimalistas, em que não é necessário reservar quase uma hora por dia para realizá-los, ao ressurgimento de produtos que afinam o microbioma (sem ‘pânico', que explicamos a seguir tudo o que você precisa saber sobre isso), passando pela nova geração nutricosmética.

A era do skinimalismo

No início do ano passado, o setor de cosméticos teve seu olho sobre o continente oceânico, onde seus cosméticos orgânicos, ‘artesanal', ‘sem crueldade', cheio de poderosos ingredientes ativos está sob o guarda-chuva de A-beleza. Agora a tendência do cuidado ‘fácil' continua com a chegada do skinimalismo, que consiste em simplificar a rotina diária de beleza da pele, tanto no cuidado quanto na maquiagem.

5 tendências de cuidados com a pele que são apostas em 2021
(Reprodução, Pinterest)

Deriva do movimento ‘lento' que temos adotado desde o início da pandemia, o skinimalismo está comprometido com a naturalidade, com a luminosidade saudável da pele e pelo menos é mais. Menos tempo gasto sem sacrificar resultados. Menos produtos no ritual, mas mais eficazes. Com isso, as rotinas de beleza são encurtadas, mas sem abrir mão dos benefícios ou dos resultados na nossa pele.

O segredo é mostrar uma pele radiante, acompanhada ou não de alguma maquiagem, mas sempre com o acabamento mais natural, pois parece que finalmente vamos nos despedir dos padrões de beleza irrealistas que vemos todos os dias no . Os CCC Creams – sim, com três ces, que vêm da Calmwise Color Correct (calma, cor e correção) – são os produtos multiuso.

Microbioma

Quando você está saudável, a barreira de proteção da pele funciona maravilhosamente bem, mantendo a hidratação e evitando a entrada de irritantes, mas quando não é 100%, surgem inúmeras afecções da pele, incluindo acne, dermatite atópica, rosácea ou psoríase.

Radiação ultravioleta, lavagens frequentes (principalmente agora que nossa relação mais duradoura é a que temos com o sabonete), cosméticos agressivos, estresse, poluição … alteram essa flora bacteriana. Portanto, nos últimos meses, os cosméticos com prebióticos e probióticos proliferaram . Os primeiros atuam como ‘alimento' para a microbioma natural da pele, promovendo o crescimento de bactérias benéficas (cepas de lactobacilos e bifidobactérias) e bloqueando o surgimento de bactérias nocivas. Os probióticos, por outro lado, são cepas de bactérias vivas que podem ser usadas para reequilibrar a flora da pele.

Tudo indica que em 2021 eles terão novos vizinhos: a pós–biótica. Os prebióticos alimentam os probióticos, bactérias boas que geram resíduos metabólicos que podem aproveitar outras bactérias (pós-bióticos) ou ajudar em várias funções da pele. O ácido lático, por exemplo, é um pós-biótico conhecido.

Beleza mais sustentável

tendencia-cosmeticos
(Reprodução, Pinterest)

 

O respeito ao ainda é um fator importante no design das embalagens das grandes casas de cosméticos, mas cantores como Rihanna e Pharrell Williams tiveram que mostrar que os termos sustentável e elegante podem andar de mãos dadas. Os recipientes recarregáveis de suas respectivas marcas de cuidados com a pele, Fenty Skin e Humanrace, são ideais.

Numerosas empresas de ‘beleza' se comprometeram a fazer a transição para embalagens 100% recicláveis nos próximos anos. L'Oréal para o Futuro é o novo programa de sustentabilidade do Grupo, onde se acelera a transformação para um modelo de negócios que respeita os limites planetários, com o qual pretende reforçar seus compromissos com a sustentabilidade e a inclusão; Assim, até 2030, 100% do plástico utilizado nas embalagens de seus produtos será reciclado ou de origem biológica e reduzirá todas as suas emissões de gases de efeito estufa em 50% por produto acabado.

As marcas de cuidados com os cabelos da P&G Beauty (Pantene, h & s, Herbal Essences e Aussie) acabam de lançar seu último lançamento de embalagens: frasco reutilizável 100% alumínio e refil de shampoo reciclável. Uma inovação que vai economizar 60% em plástico e reduzir o impacto ambiental. Além disso, todas as marcas para cabelos do grupo vão reduzir em 50% o uso de plástico virgem em frascos de shampoos e condicionadores até o final de 2021, reduzindo a produção de 300 milhões de frascos plásticos virgens a menos por ano.

Depois de dar uma olhada em nossa bola de cristal, prevemos que muito mais marcas seguirão o exemplo este ano e, com o passar do tempo, essa tendência deixará de ser um ‘assunto da ' e acabará se tornando uma norma no setor cosmético.

Cosméticos anti-stress

A maskne foi a primeira a entrar em nossas vidas no ano passado e, se não tivéssemos o suficiente com essa primeira visita inesperada, então a ‘máscara' fez sua aparição estrela. O uso da máscara facilita a criação de um microambiente em que há aumento da umidade, dos níveis de CO2, da temperatura e da quantidade de bactérias e microorganismos vindos da boca e do aparelho respiratório. Em contato com a nossa pele, essa situação causa problemas como inflamação, irritação, vermelhidão e acne.

E se fossem poucos, também faltam luminosidade, rugas prematuras, poros dilatados, flacidez e pele engrossada. Para tentar conter esses males, é importante ter uma higiene mais rigorosa com a pele, evitando mudanças bruscas de temperatura, não usando máscaras descartáveis mais de uma vez e mantendo as máscaras reutilizáveis limpas e em perfeitas condições.

Além disso, você terá que começar a manter o rosto o mais calmo possível utilizando cosméticos específicos que restauram o pH e a regeneração da pele, limitando os compostos ativos que podem causar irritação, como alfa e beta hidroxiácidos (AHA e AHB), e inclui ácido hialurônico, glicerina, ureia, sorbitol e propilenoglicol em sua rotina diária de beleza.

Por fim, fique de olho nos cremes CICA, um ingrediente também conhecido como Centella asiatica ou gotu kola, um dos ingredientes da moda do final de 2020. É infalível quando se trata de ajudar a pele estressada e inflamada, além de proteger a derme em todo dia. É uma fonte rica em aminoácidos e contém madecassosídeo, um poderoso regenerador de tecidos que também é usado em pomadas para cortes ou feridas e é um excelente agente para acalmar peles alteradas ou comprometidas.

Nutricosméticos 2.0

microbioma-para-a-pele
(Reprodução, Pinterest)

Agora, as marcas não estão apenas focadas em cuidar da pele topicamente, mas a suplementação oral está em ascensão. Claro, esqueça as pílulas que se parecem com as 200 que sua pobre avó tem que tomar todos os dias, já que os nutricosméticos agora são apresentados na forma de gomas – tome cuidado porque eles podem conter açúcares, corantes e aromas suficientes que do ponto de vista funcional não acrescentam nada – chocolates, pós solúveis que se misturam em águas ou cápsulas nos recipientes mais bonitos.

Nutricosméticos está entre a suplementação e a beleza e é protagonizada por formulações de origem natural à base de vitaminas, minerais, extratos vegetais ou colágeno, que enriquecem e complementam a dieta, já que nem sempre assumimos a quantidade ou a tipologia dos nutrientes ideais. É claro que, como age no nível do metabolismo, os resultados geralmente não chegam antes de 3-4 semanas.

E, embora seja verdade que é o aliado perfeito para complementar um estilo de vida saudável, é preciso estar atento ao produto que compra. Certifique-se de que a composição dos princípios ativos é a maior parte dos ingredientes e também tome cuidado para que os aditivos químicos e corantes estejam presentes o mínimo possível (isso pode ser visto no rótulo onde os ingredientes estão em ordem decrescente: do maior para a menor quantidade).