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4 dicas simples para se manter saudável nos dias de frio extremo

Não é toda semana que passamos por um frio com mínimas de 4°C, e algumas medidas fáceis já te ajudam a ficar bem

Carlos Yukio Publicado em 29/06/2021, às 14h00

(Reprodução, Pinterest)
(Reprodução, Pinterest)

O frio chegou com tudo! Campo Grande registrou na madrugada desta terça (29) temperatura de 3,9°C e sensação de 0°C. É importante ficar de olho nos hábitos que adotamos, por isso, é fundamental conhecer algumas dicas para cuidar da saúde no tempo frio. Nosso organismo tem algumas necessidades diferentes e também reage de forma distinta quando a temperatura cai, e é imprescindível que você se lembre disso para evitar qualquer problema. Confira: 

1. Beba bastante água

A primeira dica para cuidar da saúde no tempo frio é beber bastante água. Sabemos que isso é importante em qualquer época do ano, mas quando estamos nos dias quentes, acabamos nos hidratando de forma natural. Com a temperatura mais amena, não é raro que a gente acabe sonegando a hidratação, e isso é um problema.

Os líquidos são fundamentais para um bom metabolismo e previnem também o ressecamento da pele, que pode ocorrer em cidades com uma umidade relativa do ar mais baixa.

2. Deixe a casa ventilada

Outro hábito muito comum (e errado) que muitas pessoas adotam nos dias frios é fechar todas as portas e janelas de casa. Isso pode até deixar a sua casa um pouco mais aquecida e trazer a sensação de bem-estar, mas também favorece o surgimento de diversos problemas bastante incômodos por conta da má circulação de ar.

Ao contrário do que muitos pensam, as doenças típicas de inverno como a gripe e os resfriados não aumentam por conta do frio, mas em função da aglomeração de pessoas em ambientes fechados e da ventilação inadequada. Fuja dessa tentação e não faça do seu imóvel uma caixa fechada. Procure deixar pelo menos uma janela aberta para que o ar circule com mais facilidade.

3. Hidrate a pele

A pele também sofre no inverno, e as temperaturas mais baixas demandam produtos diferenciados e específicos para cuidar da saúde do rosto e do corpo. O ideal mesmo é consultar um dermatologista que possa fazer uma avaliação e recomendar as substâncias adequadas a você.

Se a sua pele é mais oleosa, o indicado é usar cremes oil free, ou seja, livres de óleo, feitos à base de gel. Se a sua pele é mais seca, você precisa de componentes como a vitamina C e ureia. Já uma pele muito sensível precisa de versões hipoalergênicas dos produtos. Para todo tipo de pele, o filtro solar é indispensável.

4. Cuide da sua alimentação

A alimentação também é muito importante para cuidar da sua saúde no tempo frio. É preciso ter atenção nesse aspecto, pois as temperaturas mais baixas são um verdadeiro incentivo para que a gente caia em tentação e aposte em pratos muito calóricos — e também acabe consumindo bebidas alcoólicas em excesso, o que não é saudável.

Aproveite essa época para saborear um bom vinho tinto com moderação, pois ele contém substâncias protetoras para o coração e para os vasos sanguíneos. As comidas típicas da estação, como o fondue, podem ser apreciadas desde que você coma apenas no final de semana ou em uma data específica.

Jornal Midiamax