Desde o início da pandemia provocada pelo coronavírus, uma corrida mundial em busca de máscaras de proteção fez com que elas sumissem das prateleiras. No entanto, o Ministério da Saúde do Brasil lançou uma campanha indicando que a população fabrique suas próprias máscaras de pano.

A recomendação também é que não só os pacientes infectados utilizem das máscaras, mas toda a população comece a usar a proteção. Para isso, trouxemos tutoriais de como fazer a sua própria em casa. Lembrando que a utilização média é de 2h, ou até que fique úmida. Além disso, o uso é individual. Nada de uma máscara para a família, cada um tem que ter a sua.

Para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir algumas especificações simples. É preciso que ela tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja dupla face. Sobre as escolha de tecido, podem ser feitas com algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente.

Proteja-se: tutorial de máscaras protetoras de tecido fáceis de fazer em casa

“Você pode fazer uma máscara ‘barreira' usando um tecido grosso, com duas faces. Não precisa de especificações técnicas. Ela faz uma barreira tão boa quanto as outras máscaras. A diferença é que ela tem que ser lavada pelo próprio indivíduo para que se possa manter o autocuidado. Se ficar úmida, tem que ser trocada. Pode lavar com sabão ou água sanitária, deixando de molho por cerca de 20 minutos. E nunca compartilhar, porque o uso é individual”, explica o ministro da Saúde, .

“Máscaras de pano para uso comunitário funcionam muito bem e não são caras de fazer. Porque, agora, é lutar com as armas que a gente tem. Não adianta a gente lamentar que a China não está produzindo. Vamos ter que criar as nossas armas, e elas serão aquelas que nós tivermos”, completou Mandetta.

Vamos aos tutoriais?

Máscara de pano com costura

Proteja-se: tutorial de máscaras protetoras de tecido fáceis de fazer em casa

  • Para começar, você vai precisar de um molde e de dois pedaços de tecido, pode ser de tricoline, algodão ou TNT, que você de preferência já tenha em casa. A recomendação da Anvisa para as máscaras eficientes, é que seja utilizado o TNT.
  • Meça em seu rosto para saber o tamanho certo ao cortar, lembrando de deixar nas laterais pelo menos um dedo maior na medida para depois incluir o elástico ou cordão necessário para amarrá-la.
  • Recorte o tecido, deixando uma leve curva na parte superior e inferior, para garantir que cubra bem a parte de cima do nariz e um pouco abaixo da boca.
  • Depois, costure as bordas para inferiores e superiores para dentro. Assim o acabamento fica certinho e não corre o risco de ficar desfiando.
  • Nas duas laterais, deixe um espaço maior aos costurar, de forma que passe facilmente o elástico ou cordão da grossura que você escolher. Ele deve formar uma alça, que você colocará nas orelhas.
  • Se preferir amarrá-la atrás da cabeça, é só não fazer a alça e costurar um pedaço maior do cordão em cada uma das extremidades.
  • Após esse processo, costure um tecido do mesmo tamanho da máscara do lado interno dela, deixando uma abertura central que permita colocar um lenço de papel ou papel toalha, para reforçar a proteção.

Máscara rápida sem costura

O também elaborou algumas orientações para que a população que não tem uma máquina de costura em casa faça as máscaras com os materiais fáceis de encontrar. Também é importante ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca. Desse jeito, o pano estará sempre protegendo a boca e o nariz e não restarão espaços no rosto

 

Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Saia sempre com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar. Também é importante lembrar que o uso de máscaras não dispensa a lavagem periódicas das mãos nem a higienização com álcool em gel ou 70%.

Confira o tutorial fácil liberado pelo Ministério da Saúde abaixo:

https://www.instagram.com/tv/B-kfXV6HTbT/?utm_source=ig_embed