O projeto “Documenta ” vai disponibilizar uma série de aulas onlines, com o professor Sandro Menezes Silva, sobre fauna e flora da região. O objetivo é democratizar o acesso ao conhecimento sobre a região pantaneira. Os conteúdos vão ser disponibilizados, a partir de 1 de junho, no site oficial.

As aulas gratuitas serão em pequenos vídeos – que variam entre um e dois minutos de duração –, os quais são lançados na plataforma digital com suporte de texto acompanhados das fontes das pesquisas utilizadas.

Com linguagem simples, o professor introduz assuntos pertinentes à região. A iniciativa ‘Documenta Pantanal', desde o ano passado, mobiliza a atenção do público por meio de mostras fotográficas, filmes, vídeos e apoios e produção de livros para a urgência em se conhecer e preservar este patrimônio natural.

De acordo com o especialista, no atual contexto de gerado pela pandemia do é possível notar que várias escolas têm dado continuidade a suas atividades a partir de ferramentas de educação à distância, inclusive demandando pesquisas em diversos campos aos seus alunos.

Desta forma, as ‘Aulas Pantaneiras' podem assumir uma função importante enquanto fonte para estes estudos e, para além do ambiente escolar, a ferramenta pode servir outros setores da sociedade, como jornalistas e demais geradores de conteúdo.

Os episódios gravados em 2019 e 2020 já estão disponíveis para visualização e consultas. Os temas já abordados até o momento são “O Pantanal e suas Regiões”, “Planície e Pantanal”, “Serra da ” e “Regime de Inundação”.