‘Pássaros da janela’ é o tema de evento mundial que acontece em Campo Grande
Próximo sábado, dia 09, observadores de aves do planeta, vão reservar parte do seu dia para fazer o que mais gostam: passarinhar. O Global Big Day é um evento mundial que tem como objetivo ‘reunir’ o maior numero de observadores e registrar o maior número de pássaros, por 24h. Só em 2019, mais de 35.000 […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Próximo sábado, dia 09, observadores de aves do planeta, vão reservar parte do seu dia para fazer o que mais gostam: passarinhar. O Global Big Day é um evento mundial que tem como objetivo ‘reunir’ o maior numero de observadores e registrar o maior número de pássaros, por 24h. Só em 2019, mais de 35.000 pessoas de 127 países participaram. Esse esforço conjunto gerou mais de 90.000 listas de verificação, totalizando 6.967 espécies!
Por conta dos riscos da pandemia, o evento este ano será cada um no seu jardim, em sua janela, em sua casa. A situação pede adequação, pois o mais importante neste dia é olhar pro céu e contemplar a natureza com novos olhares. Aqui no MS já temos participações garantidas, como a Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, Cientista e Educadora Ambiental, Simone Mamede.
“Em Campo Grande participamos desde sua primeira edição, em 2015, por meio do nosso grupo de Observadores de Aves do Avistar MS, Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo e Clubes de Observadores de Aves. No BIG DAY de 2019 percorremos as áreas verdes e parques da cidade e chegamos a catalogar 130 espécies, aproximadamente, em 24 h”, conta Mamede.
Qualquer pessoa pode participar e gratuitamente do Global Big Day , na capital já tem mais de 40 observadores inscritos. “A atividade envolve percepção, entretenimento, encantamento e muita alegria ao descobrirmos tanta riqueza natural que divide o espaço urbano conosco. Campo Grande tem sido reconhecida como a ‘Capital do Turismo de Observação de Aves’ e chamamos a todos os amantes da natureza a atestarem esse título no próximo sábado conosco, 09 de maio, cada um de sua casa”, convida a Cientista Ambiental.
O que se aprende com os pássaros
A natureza é sábia, muitos ensinamentos estão nela, basta prestar atenção. Maristela Benites, Ornitóloga e autora do ‘Guia de Aves de Campo Grande – Áreas Verdes‘, sabe bem quantas experiências e aprendizados se encontram no meio ambiente.
“Observar aves te permite aproximação com a natureza e seus elementos. Depois, percebemos, como em um espelho, que nos refletimos na natureza também e ela em nós. Ou seja, começamos a perceber vida ao nosso redor e que somos parte dessa natureza, de uma unidade viva e dinâmica, cujas partes diversas constituem o todo”, explica ela.
Mais do que entretenimento e apreciação estética da natureza, segundo Maristela, reconhecer a vida que existe ao nosso redor, descobrir seus detalhes e peculiaridades, nos tornam mais conscientes ambientalmente e muito mais sábios. “Com as aves aprendemos e exercitamos valores como respeito à diversidade, afeto, encantamento, compaixão, alegria por compartilhar o mesmo espaço no planeta”, finaliza.
Participe
Faça parte deste lindo dia de observação de pássaros, entre em contato com o Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo e faça sua inscrição gratuita, através do email [email protected]. Todos os participantes recebem o livro digital ‘Guia de aves de Campo Grande’ escrito por Maristela Benites e outros colegas para ajudar na identificação das espécies.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Moradores vivem com lamaçal e enxurradas nas crateras em ruas do Noroeste a cada chuva
Crateras e enxurradas causadas pelas precipitações
Governo anuncia liberação de R$ 7,66 bilhões em emendas para a próxima 2ª
O texto abriu prazo até 31 de dezembro para os beneficiários das “emendas Pix”
VÍDEO: sem horas extras de policiais penais, presídios já deixam de receber visitas
Conforme servidores, o vídeo demonstra a situação de apenas uma unidade
Ex-superintendente lutou com adolescente pra tentar se defender de ser assassinado: O que se sabe
Depois de entrar na casa, adolescente demorou cerca de 1h30 para matar Roberto Figueiredo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.