Educação: tudo o que você precisa saber sobre o Ensino Híbrido
Uma das maiores tendências da educação do século 21 é o ensino híbrido, que promove a integração entre aulas presenciais e as propostas da Educação A Distância (EAD). Sendo assim, conecta a educação com a tecnologia, o que já é muito presente na vida dos estudantes. A ideia é que as partes on-line (remoto) e […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Uma das maiores tendências da educação do século 21 é o ensino híbrido, que promove a integração entre aulas presenciais e as propostas da Educação A Distância (EAD). Sendo assim, conecta a educação com a tecnologia, o que já é muito presente na vida dos estudantes. A ideia é que as partes on-line (remoto) e offline (presencial) se conectem e complementem, proporcionando diferentes formas de potencializar o aprendizado dos alunos.
Na parte offline, que são os encontros presenciais realizados nas escolas, pode ter diversos momentos: o estudo em grupos ou com a turma, com ou sem a presença do professor, ou até mesmo em momentos individuais. O mais importante dessa parte é a valorização das relações entre aluno e professor, e entre alunos e seus colegas de turma. O objetivo central é a qualidade na aprendizagem da aula.
Já na parte on-line, o estudante possui controle sobre o tempo, o modo, o ritmo e o local de estudos. Por exemplo, ele pode estudar em sua casa, na escola ou no laboratório de informática. Além disso, o aluno pode realizar pesquisas em seu celular, computador ou usando um tablet. O que importa é que, no on-line, ele monitora o seu estudo, o que favorece a tomada de decisões e sua autonomia.
No Brasil, uma das maneiras mais comuns da adoção do ensino híbrido é por meio do chamado laboratório rotacional, no qual são combinados momentos na sala de aula e no laboratório de informática, com conteúdos complementares.
Nessa modalidade, os professores subdividem as classes em duas turmas, uma dedicada ao aprendizado no virtual, em computadores, e outra organizada em uma sala de aula. Depois de uma sessão, os alunos trocam de posições: os que estão no ambiente de ensino presencial passam para o virtual e vice-versa.
Fonte: Agência Educa Mais Brasil
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Santa Casa de Campo Grande enfrenta superlotação crítica e riscos à assistência
Profissionais relatam desafios enfrentados no cotidiano diante da superlotação, como jornadas extenuantes e aumento dos riscos para pacientes
Câmara aprova projeto que restringe uso de celular em escolas
Projeto prevê a medida para escolas públicas e privadas
Acostamento de vias na elaboração e na contratação de projetos de engenharia é tema de debate na Alems
Deputado Caravina prevê que “a implantação de acostamentos nas rodovias estaduais, sem dúvida, diminuirá consideravelmente os riscos de acidentes”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.