Lançado pelo (MEC), na última sexta-feira (27), o Graphogame é um aplicativo que auxilia na alfabetização formal de crianças entre 4 e 9 anos de idade. A plataforma, apresentada pela Secretaria de Alfabetização (Sealf), é utilizada com sucesso em vários países e tem apoiado famílias e educadores no processo educativo das crianças. O projeto foi realizado em parceria com o Instituto de Cérebro (InsCer) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

O Graphogame é um jogo educacional com um ambiente virtual para a aprendizagem de habilidades fonológicas voltado para crianças de 4 a 9 anos. Criado pela empresa finlandesa Grapho Learn, o aplicativo desenvolve habilidades relacionadas aos sons da linguagem e ajuda a aprender a ler.

Inicialmente, o software surgiu como uma ferramenta de apoio para crianças com dificuldades de leitura. O aplicativo está presente em mais de 30 países de todo o mundo, tendo sido adaptado para mais de 25 línguas.

 

Eficiência do aplicativo 

A eficiência do GraphoGame foi comprovada cientificamente. De acordo com os estudos, ele é ainda mais efetivo quando utilizado pela criança sob supervisão e com o engajamento de um adulto. Por isso, a participação de pais, professores, diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e gestores de redes educacionais é muito importante.

O aplicativo é uma aposta do MEC para incentivar a alfabetização infantil. Dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) mostram que, em 17 estados, alunos do 2º ano do possuem desempenho abaixo da média nacional em Língua Portuguesa.

O jogo poderá ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais da Apple, e Windows. Uma vez instalado, o jogo funciona sem precisar de conexão com a internet.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil