Olimpíada de Matemática para docentes: inscrições encerram hoje (28)

As 23h59 de hoje (28) encerram as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática para docentes de escolas públicas. Candidatos devem se inscrever através do site da iniciativa. Além de Licenciatura em Matemática, os inscritos devem ter experiência mínima de dois anos em escolas públicas do país. A participação dos educadores prevê a elaboração de […]

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As 23h59 de hoje (28) encerram as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática para docentes de escolas públicas. Candidatos devem se inscrever através do site da iniciativa. Além de Licenciatura em Matemática, os inscritos devem ter experiência mínima de dois anos em escolas públicas do país.

A participação dos educadores prevê a elaboração de conteúdos programáticos a partir da prática de resolução de problemas, trabalhos com grupos de alunos que integram a escola onde ensina ou de instituições próximas. “Acho a iniciativa muito interessante para a escola pública porque docentes e discentes ganham”, avalia a professora Ingrid Gomes, que leciona na Escola Estadual Dois de Julho, em Salvador.

Com vivencia de dezoito anos em sala de aula, quinze deles dedicados a rede pública de ensino, Gomes observou que a falta de motivação e de prática são grandes dificuldades enfrentadas rumo ao aprendizado pleno. “, a grande dificuldade é a continuação do estudo e, basicamente, o apoio da família. Os alunos não têm o hábito de estudar em casa e de fazer tarefas que a gente passa. Quando marcamos um teste, não se preparam anteriormente.”, sinaliza.

Embora a observação aborde o comportamento do estudante em disciplinas em geral, na matemática a falta de dedicação traz consequências mais evidentes “uma vez que exige uma prática real para entender como aquilo funciona. Se não pratica, é pior porque você encontra mais dificuldade”, avalia a profissional, que é pós-graduada em Ensino da Matemática e em Educação de Jovens e Adultos (EJA).

OBMEP na Escola

A OBMEP na Escola será segmentada em duas etapas. A primeira acontecerá em 28 de setembro com a aplicação de uma Prova de Habilitação a fim de auferir o conhecimento do docente na resolução de problemas da disciplinas. São seis questões discursivas, com 3 horas de duração. Os resultados serão divulgados em 26 de novembro.

A lista de candidatos habilitados para a segunda etapa será publicada em 13 de dezembro. Entre os candidatos classificados, até 816 professores de matemática da educação básica serão selecionados para participar do programa entre março e setembro de 2020, de acordo com o calendário.

Cada professor selecionado receberá uma bolsa de Docente do Ensino Básico no valor mensal de R$ 765 para a implementação do programa, que poderá ter duração de até três anos com as renovações, a depender da disponibilidade orçamentária do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Os professores receberão formação para aplicar a matemática avançada e, com isto, preparar estudantes para resolverem problemas de maior complexidade na disciplina, inscrevê-los na competição nacional e prepará-los para ambas as fases da OBMEP.

Segundo Gomes, um outro entrave para o aprendizado pleno da disciplina é que os próprios alunos não acreditam na educação como fator de desenvolvimento pessoal e profissional. “Estão muito sem esperança e não acreditam que a educação vá realmente transformar a vida deles. Por isso, têm um pouco de desinteresse e de imediatismo”, observa.

Para incentivá-los, a OBMEP na Escola prevê até mesmo que os professores promovam cerimônias de premiação para alunos classificados para a segunda etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas ou que recebam menções honrosas e medalhas.

Agência Educa Mais Brasil

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