Figuras católicas são carro-chefe de artesã campo-grandense que usa técnica de crochê japonesa
A bacharel em direito e artesã Vanessa Mascarenhas transformou o crochê em negócio e começou a produzir usando uma técnica japonesa
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Muitas pessoas usam da arte do artesanato como forma de aumentar a renda e equilibrar o trabalho e prazer fazendo algo que gostam. E foi assim que a bacharel em direito e artesã Vanessa Mascarenhas transformou o crochê em negócio e começou a produzir figuras, bonecos, bolsas e outros acessórios usando uma técnica japonesa.
A artesã começou com o ponto cruz, uma das técnicas mais tradicionais e popular de bordados, para decorar a própria casa. Depois, passou a customizar roupas bordando paetês, lantejoulas e miçangas. Começou a produzir para vender após se interessar em bijuterias e chegou a ter compradores até do interior do estado que revendiam seu trabalho.
“Saí da empresa em que trabalhava dezembro de 2014 e fui fazer cursinhos de artesanato. Passei a trabalhar com acessórios sob encomenda e pronta entrega. Uma coisa foi puxando a outra!”, conta Vanessa,que já coleciona 11 mil seguidores em sua página no Instagram.
Segundo ela, os ‘armarinhos’, lojas especializadas em artesanato e costura, foram fundamentais na trajetória da artesã. Depois de se interessar pelos materiais passou a inserir bolsas nas vendas, já que trabalhava com acessórios femininos. De bolsas, devido a pedidos, evoluiu para outros trabalhos no segmento do crochê.
https://www.instagram.com/p/Bqj8QegBGj8/
“Só tive quem me ensinasse o bordado em ponto cruz, todos os artesanatos que faço, aprendi de curiosa! Hoje faço cursos on-line, compro padrões das designers, mas nada que eu tenha feito curso presencial”, relata a artesã.
Hoje, Vanessa faz menos acessórios femininos (bijuterias) e mais bolsas e decoração (amigurumis, tricotin e cestarias), mas tudo no seguimento do crochê. A técnica japonesa diferente utilizada pela artesã, o Amigurimi, dá mais firmeza ao crochê, mas merece mais atenção e paciência, além de mais criteriosa e que exige mais tempo.
https://www.instagram.com/p/B5SfbqVBFVX/
A palavra Amigurumi é uma junção de palavras de origem japonesa que significa “ami” – “tricô” ou “malha” e “nuigurumi”- “bichos de pelúcia”. Ou seja, podemos traduzir amigurumi como “bichos de pelúcia de tricô”.
Confeccionados geralmente com linhas de algodão, os amigurumis podem ter as mais variadas cores e formatos. Mas eles possuem algumas características que os tornam inconfundíveis: possuem formas esféricas e cilíndricas, e a cabeça e os olhos grandes, evidenciados em relação ao restante do corpo.
Sobre os bonequinhos, a Nossa Senhora Aparecida e Perpétuo Socorro são as mais pedidas sob encomenda aqui em Campo Grande, conta a artesã.
https://www.instagram.com/p/BxnrCSlhx4H/
“Todas as peças que faço, inicialmente fiz para mim, depois para irmã, mãe, prima, amigas… passei à presentear as pessoas próximas, assim, além de praticar, divulgava a minha arte!”, finaliza Vanessa Marcarenhas. Para entrar em contato com a artesã e saber mais sobre o seu trabalho, basta visitar sua página no Instagram (@vanessamascarenhasatelie) ou pelo telefone (67) 9263-2002.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.