Com técnica e poucos materiais, o que ele faz com papel vai te surpreender
Os gatos são os queridinhos. Como lidar com essas lindezas? (foto: acervo pessoal)

Uma forma de trabalhar o papel, onde é possível deixar a criatividade fluir e criar uma diversidade gigante de formas, o Papercraft está cada vez mais popular na , ganhando muitos adeptos pelo mundo, pois as possibilidades são quase infinitas. A técnica é desafiadora, consiste em fazer dobraduras no papel, elaborando objetos tridimensionais (esculturas e afins) utilizando papel, tesoura, cola e tinta (opcional).

Em Campo Grande, o trabalho do estudante de , Maicon Douglas, chama atenção. Enjoado da decoração do quarto, ele queria algo diferente pra decorar. Alguma coisa prática, criativa e que não gastasse muito.  Na internet, conheceu o Papercraft, se impressionou e passou a procurar mais.”Pesquisando, logo me deparei com um unicórnio. Gosto de formas geométricas, fiquei apaixonado. Logo achei o molde em pdf (na internet mesmo), fiz o primeiro de sulfite. Não saiu lá aquelas coisas, mas decorou meu quarto por um tempo”, conta ele.

Na elaboração de suas peças, o estudante de Arquitetura vem aprimorando sua técnica, experimentando materiais diferentes e fazendo peças incríveis. “Até chegar aos materiais que uso agora, testei outros papéis como couchê, que tem uma gramatura um pouco melhor e se torna mais resistente. Agora eu uso vergê gramatura de 180g, que dá uma marcação linda na peça”, diz. Os animais são os queridinhos de sua produção, principalmente os gatos, que fazem o maior sucesso. Em seu repertório também tem Nefertiti, Buda, máscaras e por aí vai…

Com técnica e poucos materiais, o que ele faz com papel vai te surpreender
Nefertiti por Maicon Douglas (foto: acervo pessoal)

A venda surgiu, meio que, por “livre e espontânea pressão” dos amigos. Quando Maicon postava em suas redes algo novo, acontecia um pedido aqui, outro lá… Mas agora a frequência é maior. “Como agora tá rolando mais pedido, tô montando um pra lojinha. Vou começar atendendo só Campo Grande, pois, por ser de papel, preciso estudar formas de envio “, conta Maicon.

Se buscar por papercraft na internet, uma infinidade de opções vai aparecer pra você. Muitas formas, objetos, personagens diferentes, um mais legal que o outro pra você se arriscar e fazer algo diferente. Já para conhecer melhor os papercrafts do Maicon Douglas, basta segui-lo em sua rede social, o @maiconv_, e também se impressionar com suas lindas criações.