Candidatos oriundos de famílias de baixa renda inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que desejam participar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) podem solicitar a isenção no pagamento da taxa de inscrição da prova. Este ano, não isentos pagarão o valor de R$ 85. Os estudantes devem solicitar o benefício na Página do Participante, até o dia 10 de abril.

O benefício do CadÚnico é destinados àquelas famílias consideradas em situação de vulnerabilidade econômica e que tenham renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Enem 2019

A aprovação ou não no processo de isenção não garante a inscrição no Enem, que acontecerá entre os dias 6 a 17 de maio. Ou seja, os candidatos devem acompanhar a solicitação do não pagamento e prestar atenção ao prazo para se inscreverem na prova. O Enem 2019 será realizado nos dia 3 e 10 de novembro, dois domingos consecutivos como tem sido nos últimos anos do exame. No primeiro dia, os participantes responderão a questões de linguagens e ciências humanas e farão a prova de redação. Para isso, terão 5 horas e 30 minutos. Já no segundo dia, terão 5 horas para resolver as provas de ciências da natureza e matemática.

*Com informações do portal do Inep

Fonte: Agência Educa Mais Brasil