A espera de Francisco, Vovô Humberto Mendes fez um presentão muito especial
Quantas crianças no mundo tem no quintal do vovô um vagão de trem inteirinho para chamar de seu? Todo confeccionado com descartes de madeira, partes de móveis sem utilidade e até entulho, hoje as peças se transformaram em um brinquedo bem grandão, pra fazer a imaginação das crianças correr solta. O decorador, cenógrafo e artesão, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Quantas crianças no mundo tem no quintal do vovô um vagão de trem inteirinho para chamar de seu? Todo confeccionado com descartes de madeira, partes de móveis sem utilidade e até entulho, hoje as peças se transformaram em um brinquedo bem grandão, pra fazer a imaginação das crianças correr solta.
O decorador, cenógrafo e artesão, Humberto Mendes, será avô pela segunda vez. A notícia veio recentemente e trouxe surpresa e ainda mais felicidade à família de artistas, que já está festejando a chegada de Francisco. Até pouco tempo, era Joaquim quem enchia a casa dos avós de fofura e peraltices, hoje Nathalia Pacheco, filha de Humberto, espera mais um rebento para ser o grande parceiro de aventuras do primogênito.
Criativo e inquieto, no auge de seus 67 anos, o artesão não para de criar e construiu do zero (e sem ajuda de terceiros) uma réplica de vagão de trem para os netos brincarem. A princípio era para o Joaquim, que tem dois anos e oito meses, mas com a chegada de Francisco, o vagão passará a ser compartilhado, aí sim esse trem vai ser divertido!
“Comecei ainda sem saber da vinda do Francisco. A vida inteira fui apaixonado por trem e minha filha (Nathalia) estava morando em São Carlos – SP e fui com meu neto à estação ferroviária de lá, que hoje é uma espécie de museu. Percebi que o Joaquim ficou encantadíssimo com aquilo tudo e até hoje ele gosta de ver trem. Eu fiquei com aquilo na cabeça e pensei: ‘preciso fazer um pra esse guri’, porque casinha todo mundo vê por aí, né? E outra, o vagão é uma novidade pra criança e os meus, quando eram pequenos, tinham uma casinha no quintal. Tô relembrando o passado e fazendo uma nova ‘casinha’, mas com uma nova roupagem”,
conta seu Humberto.
O talento com as artes veio da juventude. Desde 1972, quando ele se envolveu com o mundo do teatro, ele vem desenvolvendo seus dons e não se cansa de surpreender. Nessa época ele trabalhava na cenografia de espetáculos e toda essa bagagem é utilizada até os dias de hoje, seja com as miniaturas, maquetes, cenários… O tempo passou, veio o casamento, três filhos incríveis e o tempo ficou escasso para se dedicar aos seus trabalhos artesanais, mas trabalhando com decoração, mesmo observando, ele continuou tendo contato com arte. “Depois disso, de uma vida intensa, filhos crescidos, hoje por exemplo, continuo fazendo os cenários do Jonavo e, em breve, estarei fazendo pra Magê (seus filhos artistas: um músico, outra atriz e cantora)”, conta.
Lá vem o trem!
Um amigo, empresário na área de gesso, foi o suficiente para deixar a imaginação de seu Humberto viajar. Com uma série de caibros de pinho dando sopa e liberados para o artista, ele pensou “poxa vida, daqui pode sair alguma coisa”. Foi onde tudo começou.
“Eu já tinha alguma coisa, aliás minha mulher briga muito comigo porque eu vou guardando tudo o que acho interessante. Isso aí acaba virando “entulho”, a mulher ficava reclamando, até que eu, finalmente, usei tudo de uma vez e dei uma limpa no quintal, pra que ela não me incomodasse mais com isso”, diverte-se.
Passado o entulho, com o jardim livre de “tranqueiras”, a vovó e Artista Plástica Gisele Pacheco está só alegria. “Eu que fiz o making of desde o início da obra toda. Entrei em parafuso, porque fez tanta bagunça… O meio de campo dessa história foi meio complicado, mas eu já imaginava que ia ficar essa coisa linda que ficou. O vovô Humberto está de parabéns, agora a gente vai sentar lá do lado e esperar o trem do Joaquim e do Francisco chegar”, baba a vovó.
Miniaturas maravilhosas
Com muito cuidado, sensibilidade e destreza, as mãos do artista não param de criar. Em seu ateliê, dá pra imaginar que estamos no cenário da história do Pinóquio, onde o Geppetto “dá vida” aos seus inventos e nos traz muitas alegrias. Suas miniaturas decoram a casa quase que toda, são réplicas fiéis de lugares reais por onde passou e também alguns feitos sob encomenda, ricos em detalhes e encantamento.
“Eu faço miniaturas, não apenas réplicas. Também faço por encomenda, por exemplo, se você tem um determinado comércio, você quer reproduzi-lo, eu faço. Assim como as maquetes de empreendimentos, enfim toda essa área de miniatura”, conta ele.
Para fazer um orçamento ou sua encomenda, o artista atende pelo contato: (067) 98114-4434.
Recado para os papais e vovôs
“Acho que o mais importante como avô é a prerrogativa da gente dar muito amor aos nossos filhos, nossos netos, e tudo isso não deve vir de uma situação que você se esforce pra isso. E o que eu gostaria de deixar de mensagem é: dedique ao filho, à filha, ao sobrinho, ao neto bastante carinho, porque pouco importa seu dinheiro, pouco importa o quanto você trabalha, porque o que eles levam da vida é o amor que vocês dedicam a eles” pontua Humberto Mendes.
https://www.instagram.com/humbert_arte/
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.