Tradicional nas ruas da Capital, Valu consolida carnaval também para criançada
Bloco atraiu famílias que aproveitaram para levar criançada
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Bloco atraiu famílias que aproveitaram para levar criançada
O Cordão da Valu, tradicional bloco carnavalesco que acontece na Rua General Mello, entre a Rua 14 de Julho e a Avenida Calógeras na Capital, completou 12 anos de folia. Para 2018, a fundadora decidiu abriu mais cedo, para que as famílias pudessem aproveitar folia. Além disso, Valu homenageia o mais famoso bloco de Carnaval do país, o Cordão do Bola Preta.
Para a precursora da ideia, Silvana Valu, disse que a homenagem ao bloco carioca centenário significa a resistência do Carnaval no Brasil. Além da novidade no tema, questões burocráticas também tiveram de ser superadas para que a folia acontecesse.
“Esse ano a Prefeitura foi bem exigente”, disse Silvana. A Semadur (Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana) elaborou série de quesitos para que o Cordão da Valu pudesse ser realizado. Com muitas pessoas começando a concentração às 14h, a fundadora anunciou oficialmente a abertura do Carnaval no bloco.
Ao subir ao palco, Silvana destacou a importância de ter cumprido todas as recomendações exigidas. “Tudo o que tínhamos que cumprir, cumprimos”, disse.
Ambiente familiar
Com clima agradável, o bloco atraiu famílias que aproveitaram para se divertir e levar a criançada para brincar. Lilian dos Santos, 37 anos, operadora de telemarketing, disse ao Jornal Midiamax que vai ao bloco pela segunda vez e trouxe os filhos, de 8 e 19 anos, além da sobrinha, de 11.
Ela contou à reportagem que escolheu o Cordão da Valu por conta da segurança. “Não tem tumulto e nem bagunça, além de ser um dos blocos mais animados”, disse.
Já Carolina Muzzi, de 33 anos, médica, disse que também é a segunda vez que vai à folia da Valu com o marido, o filho de 2 anos, a filha de 8 meses e os sogros. Para evitar ficar no meio de multidões, a médica decidiu que quando bloco começasse a chegar, iria embora com a família.
Pedro Pires, de 66 anos, sogro de Carolina, disse que é a primeira vez que curte o Carnaval no bloco. “Estou achando ótimo, principalmente porque dá para levar os netos e se divertir”, contou. Além disso, Pedro chamou atenção dos foliões, para que curtam o bloco sem violência e na paz.
Desfile
O cortejo tem previsão de deixar a Esplanada e percorrer ruas do Centro da cidade. Este ano, o percurso terá maior duração, 400 metros, com total de 1h e meia de apresentação. Após o cortejo, haverá shows na Esplanada Ferroviária, com a Orquestra Vai Quem Vem, a cantora e musa do Cordão, Alba Lessa, o grupo Valu Samba Trio e a bateria da Escola de Samba Igrejinha.
Segurança
Haverá, até o final do desfile, cerca de 80 policiais militares fiscalizando as proximidades. O trânsito, na altura da Rua 14 de Julho com a Mato Grosso, sentido Bairro São Francisco, apenas uma faixa está funcionando.
[Matéria editada às 20:18 para correção de informação]
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Moradores vivem com lamaçal e enxurradas nas crateras em ruas do Noroeste a cada chuva
Crateras e enxurradas causadas pelas precipitações
Governo anuncia liberação de R$ 7,66 bilhões em emendas para a próxima 2ª
O texto abriu prazo até 31 de dezembro para os beneficiários das “emendas Pix”
VÍDEO: sem horas extras de policiais penais, presídios já deixam de receber visitas
Conforme servidores, o vídeo demonstra a situação de apenas uma unidade
Ex-superintendente lutou com adolescente pra tentar se defender de ser assassinado: O que se sabe
Depois de entrar na casa, adolescente demorou cerca de 1h30 para matar Roberto Figueiredo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.