Dia do Radialista: a nova geração do rádio e as perspectivas para a profissão
Um dos meios mais importantes e mais marcantes da comunicação no Brasil homenageia os seus profissionais nesta quarta-feira, 7 de novembro, data em que é comemorado o Dia do Radialista no país. A data foi estabelecida após decreto do presidente Lula em 2006 em homenagem ao compositor, músico e radialista Ary Barroso, nascido em 7 […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um dos meios mais importantes e mais marcantes da comunicação no Brasil homenageia os seus profissionais nesta quarta-feira, 7 de novembro, data em que é comemorado o Dia do Radialista no país.
A data foi estabelecida após decreto do presidente Lula em 2006 em homenagem ao compositor, músico e radialista Ary Barroso, nascido em 7 de novembro e falecido em 9 de fevereiro.
Levantamento realizado pelo Ibope em 2016 mostra que o rádio ocupa a terceira posição entre os meios de comunicação mais usados pela população para se informar. Com o passar dos anos, o rádio e os seus profissionais precisaram se adaptar às tecnologias e ao público.
Nova geração do rádio
Formado em Jornalismo e com registro profissional também como radialista, Rodrigo Diniz, de 21 anos, conta que a paixão pelo rádio começou muito cedo, quando tinha 10 anos de idade quando visitava com frequência os estúdios das emissoras de televisão.
A curiosidade para saber como todo aquele universo por trás das câmeras e microfones funcionava sempre falava mais alto. Hoje, o radialista decidiu empreender e criou uma rádio online para o público jovem.
A primeira experiência com o rádio aconteceu na internet, através de uma web rádio. “Não é à toa que tenho uma história com web rádio pois minha primeira experiência, com transmissão, com comunicação, de falar, foi através de uma web rádio”, disse Rodrigo.
Em 2007, um dos jogos online que faziam sucesso era o Haboo e dentro deste game existiam algumas rádios, onde fãs dos jogos faziam fóruns, discussões, prêmios, gincanas e rádios. Com o contato, o jovem que estava no processo de conhecer o rádio, o universo online chamou atenção.
Descobrindo o universo online
Ao descobrir esses recursos, ele acreditava que as pessoas usavam estúdios profissionais e acabou se surpreendendo.
“Eu pensava, ‘cara como é possível? ’ Era uma coisa muito nova na época esse conceito de web radio, era uma coisa muito nova, poucas pessoas tinham noção de que era possível dentro de casa, sem nenhum equipamento de rádio, apenas com o seu microfone, fone de ouvido e internet, só com isso você transmitir para a internet uma rádio”.
Com o passar dos anos, a paixão por rádio foi aflorando e a vocação para o radialismo foi se firmando.
“Eu era apaixonado por FM Eu ouvia demais os locutores, eu ia nas rádios, eu gravava vídeos dos locutores aqui de Campo Grande e colocava na internet. Eu trazia tudo o que eu ouvia na FM e para a web rádio”, pontuou.
Finalmente radialista
Aos 17 anos, o estudante decidiu pelo curso de comunicação social que daria a possibilidade de atuar como radialista e se realizar profissionalmente.
Durante a graduação, o sonho começou a se tornar realidade assim que ele começou a estagiar na FM UCDB, universidade em que se formou e depois na Blink 102, uma das maiores rádios de Campo Grande.
“Nesse período fui desenvolvendo, milhões de funções dentro da rádio. Passei por todas as funções dentro da rádio. Fui amadurecendo, criando meu valor profissional e fui melhorado. Fui contratado”, contou.
Atualmente, Rodrigo trabalha como locutor na FM em e também fundou a própria web rádio chamada Rádio Fun Brasil.
“Eu decidi juntar o útil ao agradável, juntei meu lado administração com meu lado comunicação e montei minha própria web rádio. Não é algo fixo em Campo Grande, pois na web há essa possibilidade com poucos recursos financeiro, fazer grandes coisas, pois não precisa de uma sede. Hoje estou participando deste projeto que eu criei. E trabalhando para que seja algo bem-sucedido”, finalizou o radialista.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Moradores vivem com lamaçal e enxurradas nas crateras em ruas do Noroeste a cada chuva
Crateras e enxurradas causadas pelas precipitações
Governo anuncia liberação de R$ 7,66 bilhões em emendas para a próxima 2ª
O texto abriu prazo até 31 de dezembro para os beneficiários das “emendas Pix”
VÍDEO: sem horas extras de policiais penais, presídios já deixam de receber visitas
Conforme servidores, o vídeo demonstra a situação de apenas uma unidade
Ex-superintendente lutou com adolescente pra tentar se defender de ser assassinado: O que se sabe
Depois de entrar na casa, adolescente demorou cerca de 1h30 para matar Roberto Figueiredo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.