De Milton Nascimento, passando por Almir Sater e Michel Teló, e também atrações do próprio município, o 19º Festival de Inverno de promete conquistar o gosto e atrair o público. E não é só no campo musical, gastronomia, , cinema, e também figuram entre as apresentações do evento.

A oficial da do festival foi divulgada nesta quarta-feira (18) agradou moradores de Bonito, município em que acontece o evento e fica a 260 quilômetros de  Campo Grande.

Grupo Canta Bonito desta vez abre o 19º Festival de Inverno de Bonito. | Divulgação
Grupo Canta Bonito desta vez abre o 19º Festival de Inverno de Bonito. | Divulgação

O empresário Tó Silveira Soares aprovou as escolhas e destaca a mistura de atrações reconhecidas e novos nomes que mantém a essência do evento. “Para mim, ter o Milton Nascimento em Bonito é um sonho. E essa escolha do Michel Teló também é bem acertada, porque ele tem o público dele. O Almir Sater e o Rodrigo Teixeira dispensam comentários, eles são ícones do nosso Estado. O festival precisa disso, de figuras como o Milton, um Alceu Valença, que mantenham a essência do evento, mas também de novos nomes, que se adequem ao gosto popular”, comenta.

A servidora municipal Edimeia Pinheiro da Silva também recebeu com entusiasmo a informação. “Nossa, eu amei! Michel Teló tem tudo a ver com a gente. La é a cara de MS. E o Milton é show, vai ser maravilhoso. Se a informação confirmar, eu acho que vai ser a melhor edição dos últimos anos”, afirmou.

O professor de história, Elton Teixeira reforçou o impacto econômico que os artistas podem causar. “O Almir Sater é um clássico, ele e a Delinha representam o nosso Estado lá fora e o Michel Teló, ele começou aqui, com o Grupo Tradição, é talento nosso. Acredito que um show dele lotaria a cidade e ia beneficiar todo o setor, não apenas os hotéis e restaurantes, mas também o ambulante, o artesão, o comércio de forma geral”, frisou.

Atrações locais do 19º Festival de Inverno de Bonito

Com auxílio da população, a programação prestigia principalmente artistas do próprio município. O grupo Canta Bonito, que encantou o público no encerramento do evento no ano passado, desta vez sobe ao palco na primeira noite do Festival.

Com atrações regionais e nacionais, 19º Festival de Inverno de Bonito promete agradar

“O projeto Canta Bonito teve uma grande repercussão em 2017, juntando os alguns artistas da cidade e fazendo uma grande confraternização musical. Esse ano com uma nova oportunidade para o projeto”, explica Kalu Carvalho, cantor e responsável pela produção executiva.

As atividades extrapolam os limites urbanos e chegam ao assentamento Guaicurus e ao Distrito Águas do Miranda e receberão mostras de filmes nos dias 22 e 25, respectivamente. Os alunos dos projetos sociais ‘Visão de Vida’ e ‘Rede Solidária’ e o Grupo Teatral de Risco também estarão no assentamento no dia 26 com a apresentação ‘Circo/Pernas de Pau’.

“Como esse projeto do Festival de Inverno de Bonito faz parte da cidadania, da inclusão, do respeito a democracia, a questão local é essencial para construirmos isso. Essa interação da comunidade faz parte da nova interlocução que a gente tem feito. São mais de 300 pessoas de Bonito participando diretamente da construção do evento”, destaca o secretária de Estado de Cultura e Cidadania, Athayde Nery.

Programação

A abertura acontece na noite do dia 26 na Praça da Liberdade e conta com apresentação da Banda Municipal com a execução do Hino Nacional, seguidos do grupo Canta Bonito. Na sexta-feira (27) o Café Filosófico na Casa da Memória Raída, que guarda um pouco da história do município, abre a programação.

Com atrações regionais e nacionais, 19º Festival de Inverno de Bonito promete agradar

Também no dia 27 o distrito Águas do Miranda recebe Ângela Epifânio com palestra sobre a ‘Valorização da Identidade Negra’ e, na sequência, os moradores poderão interagir com os artistas da casa, através de apresentações da Banda Municipal e o Rede Solidária. O teatro ‘Uma Moça na Cidade’, do grupo Ubu Cia. de Artes Cênicas encerra as atividades no local.

Sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente dão o tom do sábado, dia 28, que começa com uma visita ao Parque Nacional da Serra da Bodoquena e o Mutirão de Limpeza dos Córregos Urbanos pelos sentinelas do Iasb (Instituto das Águas da Serra da Bodoquena), com concentração no CMU (Centro de Múltiplo Uso). O centro também recebe apresentações de dança e teatro durante o restante do dia.

A Banda Municipal, o Instituto Visão de Vida, a Associação Pestalozzi de Bonito, o Studio Kadoshi Dance e Rede Solidária se apresentam durante a manhã e à tarde a pista de skate sedia a 1ª etapa do Campeonato. Às 21 horas o desfile ‘Moda Criativa e Sustentável’ ao som da DJ bonitense Bella Schwind movimenta a Praça da Liberdade antes do show de Milton Nascimento.

O último dia de festival, domingo, dia 29, tem dança e circo pela Rede Solidária e os grupos Le Chapeau (MS) e Rebote (DF) para aos moradores da Vila Machado.

Acontecem também a final do Campeonato de Skate e as apresentações dos Pernas de Pau do Visão de Vida e de dança da Studio Rosana Gabriel movimentam o CMU durante a tarde.

E para encerrar o 19º Festival de Inverno de Bonito, os vencedores da Mostra Gastronômica do FIB, que conta com a participação dos restaurantes da cidade, serão conhecidos e premiados.

Atrações Musicais

26/07
Canta Bonito
Michel Teló

27/07
Maria Alice
Almir Sater e Renato Teixeira

28/07
Ton Alves (MS)
DJ Bella Schwind
Milton Nascimento

29/07
Catarse Retrô (MS)
Anavitória

Programação Extra

Na sexta-feira e no sábado o CMU recebe programação musical após os shows na Praça da Liberdade, com início previsto às 00 horas. No primeiro dia cantam Marta Cel (MS), Glória Groove (SP) e DJ Jou Gonzales (Bonito/MS). No sábado, Whisky de Segunda (MS) e Funk como Le Gusta (SP) estão previstos.

(Colaborou Kemila Pellin)


Fale MAIS!

O que você gostaria de ver no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelos telefones 67 99965-7898/3312-7422.

Siga a gente no Instagram: @midia_mais_