Com 150 vagas, projeto oferece aulas gratuitas de instrumentos musicais

Tem aula de violão, baixo, guitarra, violino, teclado, violoncelo e viola

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Tem aula de violão, baixo, guitarra, violino, teclado, violoncelo e viola

A partir da próxima quinta-feira (15), estarão abertas as inscrições para o “Festival Cultura Musicando Talento”, que oferece aulas gratuitas de diversos instrumentos musicais. São 150 vagas disponíveis para jovens acima de 15 anos, especialmente estudantes da rede pública de ensino, e também adultos.

As inscrições podem ser feitas das 13h às 17, na Casa da Cultura de Três Lagoas, cidade a 339 quilômetros de Campo Grande. O projeto realiza uma avaliação socioeconômica e de perfil dos inscritos, para preencher as vagas.

De acordo com a assessoria de imprensa do projeto, o objetivo é proporcionar educação musical àqueles que não podem pagar por aulas particulares e, ainda, aos que possuem grande interesse pela música instrumental.

O projeto – que está em seu sexto ano consecutivo – em 2018 tem patrocínio, via Lei Rouanet, da CTG Brasil, concessionária das hidrelétricas Jupiá e Ilha Solteira. A diretora de Marca, Comunicação e Sustentabilidade da empresa, Salete da Hora, diz que a companhia de origem chinesa está no país com uma visão de longo prazo e quer estreitar parcerias com as cidades vizinhas de seus empreendimentos. “Apoiar projetos como esse festival, que fomentam a educação e cultura, está entre as nossas prioridades. Desse modo, contribuímos positivamente para o desenvolvimento das comunidades onde atuamos”, ressalta a diretora.

As aulas

O projeto possui dois núcleos. Na Casa da Cultura, turmas de violão, baixo e guitarra (80 vagas), e bateria e teclado (20 vagas cada) terão 4 horas/aula semanais. Já a turma de violino, violoncelo e viola de arco (10 vagas) é contemplada com 2 horas/aula semanais. No Bairro Jupiá, o projeto oferece turmas de violão e teclado (20 vagas), e bateria (10 vagas) – ambas com 2 horas/aula semanais.

As atividades teóricas e práticas são voltadas à interpretação de um repertório popular nacional com peças de domínio público de diversos ritmos, como samba, baião, chamamé, frevo, xote e MPB, incentivando os músicos a conhecer e valorizar a música instrumental brasileira.

As aulas serão ministradas de março a dezembro, e ao final os alunos se apresentam no “Festival Musical de Ritmos Brasileiros”, aberto à comunidade. Durante os 10 meses de estudos, o projeto também promove oito apresentações de músicos regionais, valorizando e favorecendo a integração dos artistas da região, que é um reconhecido polo de música sertaneja raiz.  

Serviço

A Casa de Cultura de Três Lagoas fica na rua Elvírio Mancini, 580, no Centro da cidade. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas de 15 a 28 de fevereiro, das 13h às 17h.

Conteúdos relacionados

sexta feira 13
cidade do natal familia de renas