Centro Cultural José Octávio Guizzo oferece aulas gratuitas de Percussão
Programa da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul abre inscrições nesta terça-feira (17)
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Programa da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul abre inscrições nesta terça-feira (17)
O Centro Cultural José Octávio Guizzo (CCJOG), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), por meio do Programa Educativo está com inscrições abertas para a oficina “Música e Percussão”, ministrada pelo músico Rodrigo Svensson Casotto. As aulas são gratuitas e têm início a partir de 20 de abril, das 16 às 20 horas e vão até agosto.
A oficina objetiva ensinar a teoria rítmica básica da música, colocando-a em prática com instrumentos de percussão popular, como o pandeiro brasileiro, congas, surdo, tamborim, chocalhos, entre outros, sendo direcionada para pessoas a partir de 14 anos com pouco ou nenhum conhecimento musical, sendo adaptável também a pessoas com nível mais avançado de conhecimento e prática musicais. O projeto busca possibilitar aos indivíduos o aprendizado de habilidades musicais, capacitando-os a atuarem no meio profissional ou casual como músicos percussionistas.
“As aulas viabilizarão o aprendizado de elementos típicos da cultura brasileira, latina e afro-brasileira enriquecendo o indivíduo e consequentemente a sociedade na qual está inserido, pois a música tem um papel fundamental, contribuindo para o desenvolvimento social e emocional, podendo levar a um melhor autocontrole e comportamento, ajudando a resolver problemas sociais”, relata o professor Rodrigo sobre os benefícios da oficina.
Ministrante
Rodrigo Svensson Casotto é bacharelado em Música com habilitação em Percussão pela Faculdade de Música do Espirito Santo (FAMES). Durante sua trajetória, foi membro do grupo de percussão e banda sinfônica ambas da FAMES, atuou junto da Orquestra Sinfônica do Espirito Santo (OSES) como músico convidado.
Casotto lecionou no projeto Vale Música Academia de Ensino durante 3 anos e participou de festivais importantes no cenário musical, como o Painéis FUNARTE e o Festival de Inverno de Domingos Martins. Além disso, integrou vários outros grupos musicais, como o Coro Curumins, Orquestra Jovem de Sopros e Percussão e Orquestra Pop Jovem da FAMES.
Em 2016, Rodrigo venceu o concurso Jovens Solistas. Durante vários anos desenvolveu trabalhos com o Ministério Internacional King’s Company, onde coordenou grupos de percussão de lata, que se utilizavam de materiais recicláveis, além de ter atuado também como percussionista em empresas como Sonatha Produções Musicais, Tatiana Fernandes e Pavese Sounds.
Cronograma das aulas
Somente no mês de abril haverá uma programação especial, com datas e horários diferenciados:
Abril: 20 e 27 das 16h às 20h e 21 e 28 das 8h às 12h;
Maio: 05, 12, 19 e 26 das 08h às 12h;
Junho: 09, 16, 23 e 30 das 08h às 12h;
Julho: 07, 14, 21 e 28 das 08h às 12h;
Agosto: 04, 11, 18 e 25 das 08h às 12h.
Serviço
As inscrições estão abertas e acontecem até sexta-feira (20) das 8 às 22 horas. Os interessados deverão se dirigir ao CCJOG que fica localizado na rua 26 de agosto, 453, munidos de cópias do RG e CPF. No caso de menores de idade deverão vir acompanhados dos pais ou responsáveis e apresentar a mesma documentação. O curso terá certificado e oferecerá 20 vagas. Excedendo o número de vagas será criada uma lista de espera. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3317-1795.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Enfermeira procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.